Tamanho do Texto:
A+
A-

FESTA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO – 28 DE JUNHO DE 2020

Publicado por Frei Carlos Raimundo Rockenbach | 23/06/2020 - 15:26

FESTA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO – 28 DE JUNHO DE 2020
“São Pedro e São Paulo, modelos de uma Igreja profética e missionária!”

ACOLHIDA
Animador: Queridos irmãos e irmãs em Cristo, Paz e Bem! Em comunhão com toda a Igreja,
celebramos hoje a solenidade de São Pedro e São Paulo, pilares da Igreja. Pedro pelo
testemunho inabalável de fé, e Paulo pelo ardor e audácia missionária. Celebramos também o
Dia do Papa Francisco que vive com fidelidade e alegria o testemunho destes grandes Apóstolos
de Cristo. Por isso, acolhamos o quadro do nosso querido Papa e rezemos para que suas
palavras e seu exemplo toquem e transformem os corações de toda humanidade. Cantemos
jubilosos.
ATO PENITENCIAL
Animador: Pelo Batismo, pertencemos à mesma Igreja de Pedro, Paulo e Francisco. A Igreja de
Jesus Cristo. Pelas vezes que falta FIRMEZA em nosso testemunho, que não vivemos com
ENTUSIASMO nossa missão, e não enfrentamos com CORAGEM os desafios e dificuldades da
caminhada, peçamos perdão, cantando.
GLORIA
Animador: Cantemos louvores a Deus pelos dons da firmeza, do entusiasmo e da coragem
desses grandes pilares da Igreja; Pedro, Paulo e Francisco, cantando.
LITURGIA DA PALAVRA
Animador: Pedro e Paulo deram novos rumos a humanidade ouvindo, vivenciando, meditando e
anunciando e Palavras de Jesus. Ouçamos com atenção as leituras.
1ª Leitura: At 12,1-11
2ª Leitura: 2Tm 4,6-8.17
Evangelho: Mt 16,13-19
REFLEXÃO
- Celebrar São Pedro e São Paulo é celebrar a vida e a missão da Igreja na sua totalidade. Para
entender e assumir esta missão com paixão é básico e fundamental encontrar-se, conhecer e
amar Jesus Cristo e o seu projeto: o Reino de Deus. Quem não fizer esta experiência dificilmente
tornar-se-á discípulo de Jesus e não entenderá a missão que ele confiou a Igreja.
- Jesus leva os discípulos a Cesareia de Filipe, região periférica de Jerusalém, com todos os seus
problemas de periferia, para que eles enxergassem claramente a Jesus e a sua missão longe
daquilo que Jerusalém representava e próximo daquilo que representava a sua missão. Pelo
relato do Evangelho constatamos que naquele tempo havia muita confusão em torno da pessoa
de Jesus. Hoje não é diferente. A confusão continua dentro e fora da Igreja. Basta ver as posturas
diferentes, por vezes opostas que pouco tem a ver com o evangelho, também a multiplicidade de
religiões e movimentos que se denominam cristãos, no entanto, muitas vezes usam o nome de
Jesus e a boa fé de pessoas simples e pobres para construir impérios econômicos.
- Diante da pergunta feita por Jesus: “Quem sou eu para vocês”? Pedro convictamente
respondeu: “Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo”. Para ter a convicção de Pedro e Paulo, para
conhecer Jesus e segui-lo com tanta paixão, é preciso encontrar-se com Ele em pessoa todos os
dias, e permanecer com ele como verdadeiro discípulo que segue seus passos, ouve a sua
Palavra e a coloca em prática.
- Pedro um simples pescador que vivia em Cafarnaum, às margens do mar da Galileia, foi o
primeiro a ser chamado para seguir Jesus, junto com seu irmão André. Deixaram tudo e o
seguiram. Mesmo com suas limitações humanas e dificuldades de entender a grandeza e a
novidade da proposta de Jesus, recebeu dele a incumbência de coordenar a Igreja nascente,

sendo o primeiro Papa, recebendo a missão de ser pastor do rebanho do Senhor e elo de ligação,
de mediação entre o céu e a terra através dos sacramentos e das ações missionárias, do
comprometimento com a defesa da vida, sobretudo com a vida dos mais fracos e vulneráveis. Por
isso é uma missão desafiadora. Quem a assumir verdadeiramente estará sujeito a perseguições,
porque os poderes do inferno estão sempre apostos para atacar os que lutam pela justiça e o
direito. O poder da morte, porém, não será vencedor, pois quem está com Cristo está fortalecido
nesta rocha inabalável.
- Paulo, perseguidor ferrenho dos cristãos, encontrou-se com Jesus a caminho de Damasco. Este
encontro com Jesus em Pessoa transformou-o no maior missionário de todos os tempos. Um
apaixonado por Cristo e seu Evangelho a ponto de afirmar: “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo
que vive em mim... e ninguém pode nos separar do amor de Cristo”. Este amor o compromete
com a missão, dizendo: “Ai de mim se eu não evangelizar”. E já prevendo seu martírio, com
serenidade e confiança exclama: “Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé”.
- O Papa Francisco, sucessor de Pedro, hoje encarna com fidelidade a missão de Pedro e Paulo
e como eles, apesar das adversidades, da forte oposição dentro e fora da Igreja é a maior
autoridade moral em nosso mundo mergulhado numa crise de valores, crise de humanidade. Com
alegria contagiante, vigor missionário e testemunho profético, resgatando o Jesus humano e
próximo do povo, é o grande sinal de esperança para a humanidade.
- Que todos nós, em nossa missão, na família e na comunidade, tenhamos sempre estes grandes
discípulos missionários de Cristo: Pedro, Paulo e Francisco como inspiração e modelo.
PRECES DA COMUNIDADE
Animador: Façamos nossas preces com o espírito renovado pela palavra que ouvimos e
meditamos. Após cada prece rezemos: São Pedro e São Paulo, intercedei a Deus por nós!
1 - Pelo nosso Papa Francisco, sucessor de Pedro, para que continue vivendo sua missão com
alegria contagiante, vigor profético e missionário a serviço da Igreja e da humanidade, rezemos.
2 – Pelos missionários e missionárias que que atuam em lugares de conflito, para que sintam a
presença e proteção de Jesus Cristo que os escolheu e enviou, rezemos.
3 - Pelas nossas comunidades, para que sejam sempre movidas pelos gestos de fé em Deus,
construindo a Igreja sobre o fundamento dos apóstolos Pedro e Paulo, rezemos.
4 – Para que assumamos atitudes de edificação e promoção da fé em serviços na comunidade,
na família, na escola, no trabalho e na sociedade, rezemos
OFERTÓRIO
Animador: Junto ao pão e ao vinho, oferecemos ao Senhor as nossas vidas transformadas. E
agora, cheios de entusiasmo, nos colocamos a serviço, pois estamos cientes da nossa missão
nesta obra confiada aos apóstolos. Cantemos.
COMUNHÃO
Animador: Participemos com fé da eucaristia, pois é nela que buscamos forças para, tal qual os
Santos Pedro e Paulo, nossas vidas sejam um contínuo testemunho cristão. Cantemos com
alegria.

Sobre o autor
Frei Carlos Raimundo Rockenbach

Frei Capuchinho da Província Sagrado Coração de Jesus, Rio Grande do Sul