Tamanho do Texto:
A+
A-

Comunidade Terapêutica Essência de Vida

21/07/2018 - 17h43
“O Senhor mesmo me conduziu entre eles e tive misericórdia com eles” (Test.2)

Irmãos e irmãs, paz e bem!

 

A Essência de Vida é uma Comunidade Terapêutica que atua no acolhimento, cuidado e reinserção de pessoas com problemas associados ao uso abusivo e dependência de álcool, tabaco e outras drogas. E hoje olhando para a história podemos sentir o quanto é importante a presença dos Freis Franciscanos Capuchinhos entre nós e o quanto crescemos na vivência da espiritualidade franciscana.

Desde o início a Comunidade Terapêutica segue os princípios da Igreja Católica e no dia 6 de maio de 2001 tivemos a graça de receber a presença de Jesus Eucarístico para morar definitivamente em nossa casa. Com a autorização do Bispo Diocesano Dom Orlando Brandes realizamos uma belíssima celebração de entronização do S.S., conduzida por Frei Luiz Carlos da Silva. Também neste dia consagramos nossa casa a São Francisco de Assis, como padroeiro. A escolha de São Francisco se deu pela dedicação e entusiasmo com que os Freis Capuchinhos transmitiam o amor de Deus aos nossos Acolhidos, através da sua espiritualidade e do carisma franciscano.

A relação de amor e amizade com os Freis Capuchinhos fez com que cada vez mais nos apaixonássemos pelo carisma franciscano e quiséssemos estar mais próximos do exemplo de vida de Francisco. Conhecendo um pouquinho da história de Francisco percebemos que o dependente químico pode ser visto como o “leproso”, nos dias de hoje. Foi então que escolhemos o momento forte do encontro de Francisco com o leproso, para ser o exemplo inspirador da nossa missão e, motivados pelas suas palavras: “O Senhor mesmo me conduziu entre eles e tive misericórdia com eles”, nos alegramos diariamente com a chegada de cada pessoa, que vem ao nosso encontro para reencontrar a sua dignidade e direito à vida.

Nesses anos de caminhada a nossa Comunidade Terapêutica passou por muitas transformações: mudanças na estrutura física, na profissionalização dos funcionários, no comprometimento dos voluntários, no respeito à vida das pessoas que confiam no trabalho que realizamos. Temos a certeza de que o objetivo maior de ACOLHER, CUIDAR E REINSERIR está sendo alcançado a cada dia.

Firmamos os nossos ideais em princípios básicos como a transparência, a honestidade, a caridade e a solidariedade. Mas é na vivência da espiritualidade que procuramos incansavelmente fortalecer os nossos objetivos e oportunizar aos nossos Acolhidos momentos de encontro com Deus ou o “Poder Superior” como se diz na prática do Projeto Terapêutico.

Somos gratos aos Freis Franciscanos Capuchinhos pela confiança em nosso trabalho, e que, juntos alcancemos a graça de que mais pessoas possam olhar o dependente químico com os olhos de São Francisco de Assis. E sentir o amargo do preconceito e da indiferença se tornar o doce do abraço fraterno e do amor incondicional.

São Francisco de Assis, nosso padroeiro, abençoe e ilumine todos os nossos colaboradores!!!

Fraternalmente,

Roseli Ap. Consolaro Nabozny,

Coordenadora Técnica, CRESS/SC12ª/6874

Roseli é também membro da OFS de Joinville e presta o serviço de formadora local e regional.

Joinville/SC, 18 de julho de 2018

 

Conheça a Comunidade Terapêutica Essência de Vida: www.essenciadevida.org.br

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Kleber Moresco (Fraternidade Nossa Senhora das Mercês)

Deixar um comentário