Cookies e Política de Privacidade
O Capuchinhos RS utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tamanho do Texto:
A+
A-

Frei Elias Zulian: educação e missão na região de Ponta Grossa, PR (1952-1976)

Publicado por Edson Claiton Guedes | 08/04/2020 - 20:46

Resumo

O presente texto analisa o papel desempenhado pelo Frei capuchinho Elias Zulian (1920-1976) no contexto educacional da região paranaense dos Campos Gerais, entre os anos de 1952 a 1976. Entendemos que anseios pessoais e institucionais influenciaram a atuação do religioso. Questionamos: qual o âmbito de atuação de Frei Elias no contexto educacional da região? Nascido em 9 de agosto de 1920 na cidade de Postioma, diocese de Treviso, ingressou ao seminário em 1932, sendo ordenado sacerdote em Veneza no ano de 1945. Em 1949 foi enviado como missionário ao Estado do Paraná, exercendo seu apostolado em Barra Fria (1949), Bandeirantes (1950-1951) e na Cidade de Ponta Grossa (1952-1976), assumindo a Capelania dos ferroviários da Rede Viação Paraná-Santa Catarina (RVPSC). Sua atuação extrapolou os limites do altar e culminou na estruturação de um importante aparato educacional. Para o desenvolvimento da investigação, realizou-se uma pesquisa documental em fontes primárias, como o Boletim Interno da Província Paraná e Santa Catarina e o Archivio Provinciali Cappuccini da Província São Lourenço de Brindes, bem como realizaram-se estudos bibliográficos relativos à Igreja, Estado e Educação enquanto espaço de disputa (Juan Esquivel e Riolando Azzi). Como método de análise, a pesquisa pautou-se na consideração de que a atuação dos indivíduos é determinada pela materialidade das condições históricas, ou seja, o Materialismo Histórico Dialético. A partir da análise das fontes constatamos que Frei Elias expressou os anseios da Igreja Católica e da sociedade. Suas ações serviram para a propagação da escola pública na região dos Campos Gerais do Estado paranaense.

 

Confira o texto completo em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/19740/12311

Sobre o autor
Edson Claiton Guedes

Mestre em História, Cultura e identidades pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR). Licenciado em Filosofia e História e Bacharel em Teologia (PUC/PR).