Tamanho do Texto:
A+
A-

A oração como princípio do JPIC

Publicado por Maycon Oliveira Silva | 12/10/2018 - 09:00

Em um dos momentos mais importantes de sua vida, em que São Francisco, precisa escolher e tomar uma decisão sobre o que fazer? Por qual caminho me haverá de conduzir o Senhor? Ele enfim dirige uma súplica... Senhor que queres que eu faça? Antes de fazê-la, porém, ele reza com o coração a oração diante do crucifixo.

 Daqui também nós devemos partir, ou seja, da oração sincera. Quantas dúvidas e incertezas surgem quando nos propomos a servir ao Senhor e a dedicar-nos ao próximo, e a criação? Quantas propostas nos é apresentado pela sociedade. Onde? Como? Quando? Perguntas estas, que as vezes nos deixam inquietos e nos levam a perguntar: o que devemos fazer?

  A oração, este é o principio e fundamento de todas as coisas. Para começar bem, é preciso começar na oração. É daí que partimos, assim como fez Francisco, com humildade suplicando ao Senhor: “Altíssimo e Glorioso Deus, iluminai as trevas do meu coração, dai-me uma fé reta, uma esperança certa e caridade perfeita, sensibilidade e conhecimento, ó Senhor, a fim de que eu cumpra o vosso santo e veraz mandamento”. A partir desta luz, que é Cristo, devemos começar a agir.  

    Sendo por Ele iluminados, lhe pedimos também uma fé reta para nos mantermos firmes em nossos bons propósitos e projetos os quais nos apresentam a dinâmica do cuidado. Uma esperança certa para nos dispormos com paciência a trabalhar no serviço ao próximo, confiando sempre no Senhor. E por fim, uma caridade perfeita, para que inflamados deste amor de Deus possamos amar nossos irmãos e toda a criação, zelando por ela.

Destas súplicas que com confiança dirigimos, nasce em nossos corações a sensibilidade para os acontecimentos que nos circundam e a vontade de cumprir o santo mandamento que Deus nos dá.

  O projeto do JPIC é essencialmente o ato de promover entre todas as criaturas, a justiça a paz e integridade. Somos convidados a vivermos em unidade com toda a criação, no respeito mútuo para com todos. E isto somente o faremos bem se estivermos em sintonia com a voz de Deus.

 Assim, convençamo-nos que é a oração o lugar do encontro com o Senhor, que nos move para a prática da justiça e da paz no relacionamento cotidiano com todas as criaturas. Ele é o Sumo Bem como o chamava São Francisco de Assis e é por meio Dele que nasce em nós o desejo de fazer bem todas as coisas. Unidos a este Bem seremos mais dedicados naquilo que nos é proposto, principalmente em fazer tudo com caridade. Colocando-nos assim dóceis nas mãos do Senhor deixemo-nos conduzir por Ele para que nos ensine o jeito certo de agir em nosso dia a dia.

Sobre o autor
Maycon Oliveira Silva

Formando capuchinho da Província São Lourenço de Brindes (PR-SC)