Rádios

Os Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul iniciaram sua presença no rádio na década de 1950, a partir da instalação das primeiras emissoras de AM do grupo nas cidades gaúchas de Lagoa Vermelha, Soledade, Garibaldi, Veranópolis e Marau.

As pequenas emissoras comerciais locais que tinham como objetivo servir suas comunidades com programas religiosos e de informações gerais.

Com o advento das ondas FM, na década de 1970, os freis optaram por marcar presença em mais este segmento da comunicação eletrônica, oferecendo aos ouvintes uma programação musical leve e agradável.

Hoje os Freis Capuchinhos gaúchos operam 21 emissoras de rádio, reunidas em Fundações autônomas com sede em Caxias do Sul, Lagoa Vermelha, Veranópolis, Garibaldi, Marau, Soledade e Vacaria.  

A partir da pesquisa e de uma atenta tendência de modernização da comunicação, em maio de 1998, os Freis aprovam o projeto do uso do satélite, que permite a formação de redes em tempo real. Desse modo, como pioneiros, criam as duas primeiras redes de rádio do interior do Rio Grande do Sul. 

Participante da Rede Catolica de Rádios, na área de programação, a Rede Tua Rádio é a Base Geradora Regional, que congrega emissoras parceiras como: Rádio Aurora de Guaporé, Rádio Rosário de Serafina Correa  e Rádio Sarandi. 

a partir do final de 1998, o sinal é colocado no satélite, diretamente dos estúdios da Rádio São Francisco, de Caxias do Sul, dando início à então RedeSul de Rádio, para as emissoras de AM e à Rede MaisnovaFM para as emissoras de FM, em março de 1999. Atualmente a RedeSul de Rádio passou a ser chamada Rede Tua Rádio, devido as migração das ondas AM para FM de muitas das emissoras que integravam a Rede.  

 

 Clique aqui e acompanhe a Programação 

 Clique aqui e acompanhe a Programação