Tamanho do Texto:
A+
A-

Visitamos a exposição "Natureza Franciscana" em cartaz no Museu de Arte Moderna de São Paulo

29/03/2016 - 14h03
Inspirada no Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis, mostra apresenta obras de artistas que utilizam elementos da natureza numa relação colaborativa

‘‘Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão Vento, pelo ar, ou nublado ou sereno, e todo o tempo pela qual às tuas criaturas dás sustento.’’  Com este recorte do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis os visitantes do Museu de Arte Moderna de São Paulo, o MAM, são recepcionados. Acompanhada do trecho do cântico está a escultura do artista Yves Klein, ‘‘Venus  Bleue’’ (foto da obra no álbum no fim da página). No processo de criação da escultura, o vento era usado como inspiração para Klein.

Esta e outras obras estão em ‘‘Natureza Franciscana’’, exposição no museu que fica dentro do Parque do Ibirapuera em São Paulo.

O curador do museu, Felipe Chaimovich, que estuda São Francisco há 15 anos, esclarece que a exposição não aborda a relação da arte com a religião e sim com a ecologia através do legado histórico de Francisco de Assis. Nessa medida, a exposição aborda a inovação que São Francisco trás na visão da natureza, não como subordinada ao ser humano mas sim em uma relação colaborativa de participação de uma mesma família.

 

 

  

 

Em 2016 o MAM  recebeu mais de 30 mil visitantes. É interessante enfatizar a importância de uma exposição que relaciona elementos Franciscanos e a arte moderna a uma realidade popular. Os ingressos custam apenas R$6,00 e a entrada no Museu aos domingos é gratuita. Além de acessível custo ao visitante, a exposição traz obras de artistas conceituados como Brígida Baltar, onde teve sua obra relacionada ao elemento água. A morte é representada pelo último tecido bordado por José Leonilson antes de falecer, em 1993.

Nas entrelinhas do espaço onde fica a exposição, está a simplicidade Franciscana. Através da disposição das obras, com poucos ítens expostos, paredes claras, som ambiente e iluminação simples, o visitante pode buscar imergir no cântico de São Francisco através das obras de arte.

 

Serviço:
"Natureza Franciscana" fica em cartaz até o dia 5 de Junho na Grande Sala do MAM

Entrada: R$ 6,00 – gratuita aos domingos
Endereço: Parque do Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3)
Horários: Terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)
Tel.: (11) 5085-1300

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Paulo Henrique (Cúria Provincial - Província dos Capuchinhos de São Paulo)

Deixar um comentário