Tamanho do Texto:
A+
A-

Museu dos Capuchinhos realiza exposição Entre o Sol e a Lua

30/04/2015 - 11h26
Museu dos Capuchinhos realiza exposição com iconografia de São Francisco de Assis

O Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul - Muscap, abre a exposição Entre o Sol e a Lua: Traduções Iconográficas Franciscanas, no dia 08 de maio, às 18h30min, na Sala de Exposições Temporárias (Rua General Mallet, 189b, Bairro Rio Branco – Caxias do Sul\estacionamento na Igreja dos Capuchinhos).

 

O público poderá conferir os trabalhos até o dia 25 de setembro, de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h30min às 17 horas, nos finais de semana e feriados mediante agendamento.

Entre o Sol e a Lua: Traduções Iconográficas Franciscanas apresentará a imagem carismática e simbólica de São Francisco de Assis, bem com a figura de Santa Clara, não menos importante no contexto da mística franciscana. Com a curadoria assinada por Silvana Boone, a exposição trará pela primeira vez ao MusCap uma mostra coletiva de artistas locais que dialogarão com obras históricas do acervo. O projeto expográfico está dividido em dois núcleos:

Núcleo 1: Acervo histórico do MusCap e coleções

Estarão expostas 17 obras do acervo, entre pinturas e esculturas, que retratam a iconografia franciscana. As peças têm valor histórico e religioso e fazem parte do recorte simbólico proposto pela curadoria. Neste núcleo estará presente uma parte da Coleção de estatuária franciscana, com 14 esculturas pertencentes ao Frei Capuchinho Moacir P. Molon.

Núcleo 2: Diálogos artísticos

Consiste do diálogo entre artistas locais e a iconografia franciscana, traduzida através de diferentes linguagens: desenho, pintura, escultura, gravura, fotografia e vídeo, somando 27 obras. Para a exposição foram convidados dez artistas caxienses, desafiados a interpretar a iconografia franciscana e representá-la nos seus processos criativos. São eles: Antonio Giacomin, Beatriz Balen Susin, Bruno Leonardelli, Frei Celso Bordignon, Celso Tissot, Charles Segat, Janete Kriger e Lissandro Stallivieri, Rafael Dambros e Vivi Pasqual.

Em conjunto ao grupo convidado, foram selecionadas obras de seis artistas já pertencentes ao acervo do MusCap que, da mesma forma, em momentos anteriores, dialogaram com a temática da exposição: Breno Nora (in memorian), Leonor Aguzzoli, Rita Brugger, Rogério Baierle e Frei Jeronimo Bormida.

De forma inédita, a exposição terá o Projeto Luminotécnico assinado pelos alunos da Oficina de Iluminação de Museus, sob a orientação do arquiteto e professor Fábio Alexandre Cescon. Destaca-se que, paralelamente à exposição, acontecerão ações educativas do Projeto “Os Bonecos vão ao Museu”, voltadas para o público escolar da Educação Infantil.

O Museu dos Capuchinhos funciona numa edificação da década de 1950, na Rua General Mallet, 189 – Bairro Rio Branco, em Caxias do Sul. Mais informações em (54) 3220.9577

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei João Carlos Romanini (Curia Provincial)

Deixar um comentário