Tamanho do Texto:
A+
A-

#ExposiçãoMusCap

24/07/2020 - 08h40
Um professor com vocação.

Após colar grau em Agronomia, José Zugno frequentou a Escola Técnica de Comércio do Colégio Nossa Senhora do Carmo, onde, aos 24 anos, era aluno e professor ao mesmo tempo. Ao longo de 18 anos, continuou exercendo o seu ofício de professor de biologia e outras matérias naquela instituição lassalista.

Ministrou aulas ao ginásio do Colégio São Carlos e ao cientifico do Colégio São José, sendo agraciado como paraninfo de várias turmas. Foi um dos primeiros professores leigos no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida. Fez parte da primeira turma de docentes da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Mitra Diocesana de Caxias do Sul, entidade que daria origem a Universidade de Caxias do Sul (UCS). Iniciada a UCS, continuou dando aulas para o curso de Pedagogia.

O professor Zugno ministrou aulas de Ciências Biológicas, por 23 anos, na Escola Normal Duque de Caxias. Entre as alunas estavam professoras municipais do meio rural que não possuíam o título de Magistério, embora o exercessem há anos nas escolas do interior do Município. José Zugno expressou assim a sua satisfação pela atividade de professor:

“Creio ser esta a vocação mais forte de minha individualidade. O bom professor é o que busca o melhor para seus alunos. Desperta valores e habilidade. Não esconde conhecimentos. Ajuda a fazer ou a encontrar solução para o problema que se apresente. Procurei ser bom professor, no Magistério diretamente, no contato com os agricultores do município e através das páginas do Correio Riograndense com seus assinantes e leitores”.

Texto: Vera Mari Damian

Foto: Acervo MusCap

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Biblioteca Museu Capuchinhos (Muscap)

Deixar um comentário