Tamanho do Texto:
A+
A-

#ExposiçãoMusCap

29/06/2020 - 08h05
Arborização e ajardinamento da cidade

José Zugno assumiu, em 1949, a coordenação do Serviço de Praças e Jardins, responsável pela arborização das ruas da cidade e sedes distritais e pela manutenção de suas praças e parques.

Tendo em vista a arborização das vias e logradouros públicos, foram cultivadas no Horto Municipal mais de 30 espécies arbóreas nativas para observação e conhecimento de seus hábitos de crescimento, além de espécies exóticas.

A arborização da cidade recebeu nos anos 1970 uma deferência do Serviço Federal de Habitação e Urbanismo do Ministério do Interior (SERFHAN). Os técnicos enviados a Caxias do Sul avaliaram a situação da cidade declarando, em reunião programática aos membros do GAMAPLAN, que “duas cidades do país agradam pela qualidade de vida e arborização urbana: Maringá (reconhecida pela UNESCO como modelo de arborização) e Caxias do Sul”.

A atenção e dedicação com o ajardinamento também projetou o nome da cidade. As rosas ganharam um destaque especial.

Rosas de diferentes cores, formatos e perfumes foram integrados ao cotidiano das praças da cidade. A população tomou gosto pelas rosas e incrementou plantios em seus jardins particulares.

Aos poucos Caxias do Sul ganhava a identidade de “cidade das rosas” e impressionava turistas e visitantes. Não só pelo seu colorido e diversidade, mas também pelo fato de as flores se manterem intactas nos canteiros públicos, tal era o carinho que a população estendia ás rosas.

Texto: Vera Mari Damian
Foto: Acervo MusCap

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Biblioteca Museu Capuchinhos (Muscap)

Deixar um comentário