Objetivos, Pedagogia e Etapas da Missões

OBJETIVOS DAS MISSÕES POPULARES

As missões populares visam colaborar com as comunidades em sua caminhada no processo de reanimação, incentivando e fortalecendo tudo o que já existe de bom, abrindo novas perspectivas para a vida comunitária, de conformidade com os tempos e lugares, levando em consideração o plano pastoral da Diocese e da Paróquia.

PEDAGOGIA

As missões populares se destinam à comunidade e não a classes e instituições sociais.

ETAPAS DAS MISSÕES

1. Encontro com os Agentes de Pastoral 

Dois a três meses antes da missão acontece o primeiro encontro na paróquia entre os missionários e os agentes de pastoral das comunidades da Paróquia. A partir dessa reunião encaminha-se a preparação de equipes de trabalho para a missão: liturgia, grupos de reflexão, propaganda e organização e começa-se um tempo forte de sensibilização para a pré-missão.

2. Pré-missão

Um mês e meio a dois meses antes de começar a missão. O missionário visita todas as comunidades. Com o povo reunido dá uma visão de como serão realizadas as missões nas comunidades. Explica a função das quatro equipes para preparar as missões: liturgia, grupos de reflexão, propaganda e organização. Apresenta o livrinho: "Preparai os caminhos do Senhor" que contém quatro encontros para os grupos de reflexão, quatro elebrações comunitárias e o tríduo preparatório das missões.

3. Missão

Com a chegada dos Frades Missionários na Paróquia, faz-se uma reunião com o pároco. A reunião visa apresentar algum elemento significativo ou novo da paróquia.

 3.1 Temas desenvolvidos 

  • Quem é a pessoa?
  • Quem é Deus?
  • Quem é Jesus Cristo?
  • Quem é a Igreja?
  • Maria, mãe de Jesus
  • Família
  • Juventude

 

3.2 Duração das missões  
Varia conforme o tamanho e a realidade da comunidade (entre três e seis dias).

3.3 Horários e Encontros 
Combina-se com a comunidade. Realizam-se encontros com crianças, jovens e adolescentes, adultos e com toda a comunidade.

3.4 Metodologia 
- Celebrações da Eucaristia e da Palavra
-Pregações com símbolos
- Palestras expositivas
- Encenações bíblicas adaptadas à realidade do nosso tempo
- Muita animação com cantos e momentos de oração e silêncio
- Atendimento individual e confissões.
- Visita aos doentes
- Valorização da religiosidade popular: procissão luminosa, bênção da saúde, bênçãos diversas,...

4. Pós-missão
É a terceira etapa das missões. Acontece mais ou menos um mês após a missão. Compreende, normalmente, alguns cursos de formação e treinamento para lideranças: Liturgia, Catequese, Coordenadores de Grupos de Reflexão, Pastoral da Juventude e Conselho de Pastoral Comunitário (CPC), etc.