4. Pós-noviciado (Juniorato)

O que é?

É uma etapa formativa em que os frei pós-noviço, seguindo um crescente amadurecimento, prepara-se para assumir pela Profissão Religiosa Perpétua a opção definitiva por nossa forma de vida. A vida fraterna evangélica tem o primeiro lugar em nossa vocação e deve ser também prioridade no tempo do Pós-noviciado, uma formação em função sempre da vida e do amadurecimento contínuo da pessoa.

Durante o pós-noviciado o frei pós-noviço estuda Filosofia, Teologia ou outras áreas que enriqueçam sua formação humana e religiosa; colabora com os trabalhos pastorais locais, cultiva a vida de oração e a cada ano renova seus votos até a Profissão Perpétua. Esta etapa em outras Congregações ou Ordens Religiosas pode ser conhecida como Juniorato, nós capuchinhos a denominamos Pós-noviciado.

 

Qual o tempo de duração?

A etapa dura até o momento em que o frei de votos simples professa os votos perpétuos. Normalmente na Província do Rio Grande do Sul se é recomendado aos freis pós-noviços que renovem seus votos por seis anos, para depois deste tempo solicitar ao Ministro Provincial a Profissão Perpétua.