3. Noviciado (Ano Canônico)

O que é? 

É uma etapa onde acontece uma iniciação mais intensa e uma experiência mais profunda da vida evangélica franciscano-capuchinha em suas exigências fundamentais, e supõe uma opção livre e madura pela vida religiosa. Nesta etapa o jovem passa a ser chamado pelo título de "Frei" - Irmão - recordando que ele é convidado a ser irmão de todas as pessoas e criaturas, a exemplo de São Francisco de Assis. O jovem também recebe a vestimenta oficial da Ordem, o Hábito Capuchinho.

 A formação do frei noviço fundamenta-se nos valores de nossa vida consagrada, conhecidos e vividos à luz de Cristo, das intuições evangélicas de São Francisco e das tradições da Ordem Capuchinha. No final da etapa o Noviço passa a fazer parte da Ordem Capuchinha oficialmente, quando realiza sua Profissão Religiosa Simples, onde assume viver sua consagração a Deus de forma casta, obediente e sem ter nada de próprio. 

 

Qual o tempo de duração? 

Esta etapa é conhecida também como Ano Canônico, por durar exatamente um ano, e em casos excepcionais pode chegar a um ano e meio.