XIII Capítulo Provincial

XIII Capítulo Provincial

Onde: Butiatuba de 24-20.10.2008

CONCLUSÕES CAPITULARES - 2005

IDENTIDADE/MISSÃO

Ser testemunho de vida fraterna minorítica e penitente, vivendo e anunciando profeticamente Jesus Cristo e seu Evangelho, atentos aos sinais dos tempos e aos clamores dos excluídos, em comunhão eclesial, para edificar o Reino de Deus no Paraná, Santa Catarina e Paraguai.

FORMAÇÃO PERMANENTE

1. assumir, no triénio, o primado da vida fraterna em todos os níveis: individual, na fraternidade e nos setores (VIICPO 7, c).

2. No triénio, os freis passarão por intenso exercício para “aprender de novo o caminho da contemplação e vivência fraterna” (VII CPO, 31), por um período de 21 dias.

3- O projeto fraterno, elaborado pelo Capitulo Local, que é expressão de nossa fraternidade em minoridade (VII CPO 11), seja enviado até 31 de março de cada ano ao governo provincial para o devido acompanhamento.

2.  SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL

1. Fortalecer as ações do SAV em nível de Província, Setores e Fraternidades de forma integrada, e em comunhão com a Igreja Local;

2. Os freis e as equipes vocacionais marquem presença com ações mais consis­tentes e ousadas nos “lugares” onde os jovens se encontram: famílias, escolas, universidades, comunidades eclesiais, grupos de jovens, catequese, eventos e Meios de Comunicação Social.

3.  Trabalhar para que tenhamos na Província de 25 a 30 aspirantes por ano.

FORMAÇÃO INICIAL

1. As fraternidades cultivem e tomem visíveis sempre mais os valores próprios da vida capuchinha: sua espiritualidade, minoridade, pobreza, o modo fraterno de realizar nosso apostolado.

2. O Capítulo Provincial delega o Conselho de Formação para pesquisar, refletir e propor a reestruturação da Formação Inicial especialmente no período anterior ao noviciado, incluindo o estudo do curso filosófico com a possibilidade de reconheci­mento.

VIDA APOSTÓLICA

1. Constituir uma fraternidade de inserção com, no mínimo, três freis professos perpétuos, com projeto concreto.

2. Desenvolver um projeto social, em parceria com outras instituições, para tra­balhar com pessoas em situação de risco.

3. Cada fraternidade indique um frei para assessorar a animação do serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação em nível local.

4. Cada setor indique um representante para constituir o grupo de animação do serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação, em união com a Família Franciscana.

5. Desenvolver a prática da participação dos freis (por duas semanas anuais) para a experiência missionária junto à equipe atual.

6.  Incentivar experiências missionárias fora da Província.

7. A fraternidade de Londrina vá organizando cursos, encontros, semanas bíbli­cas e subsídios, com a possibilidade de um futuro Centro Bíblico.

8. Encontro anual dos freis que atuam nas paróquias para maior integração e formação.

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO FRATERNO

1. Melhorar, insistir e agilizar, com determinação, a busca de fontes alternativas para automanutenção provincial, consolidando os projetos: Mercês, Artigos Religio­sos Luz de Maria, Butiatuba, Amigos das Vocações e outros.

2. A Província invista e apoie um projeto social mantido por ela mesma ou em parceria, com instituições e ONGs, com a participação financeira de todas as frater­nidades locais.

3. Continuar insistindo na prática da transparência econômica na vida fraterna em todos os níveis.

4. Aprimorar sempre mais no convento das Mercês sua finalidade no atendimen­to ao publico (bênçãos, confissões e atendimento paroquial), na assistência aos freis enfermos (enfermaria) e hospedaria (acolhimento aos freis).

GOVERNO PROVINCIAL

Desvincular a eleição dos definidores da escolha dos secretários.