Tamanho do Texto:
A+
A-

Centro Franciscano organiza programação para 2018

02/03/2018 - 08h19
Comissão estendida conheceu diagnóstico e cria planejamento e calendário de eventos para 2018

Na segunda-feira 26 de fevereiro, a comissão estendida do CFE - Centro Franciscano o de Espiritualidade, esteve reunida na Pousada Convento São Lourenço, em Porto Alegre, para discutir estratégias e organizar o planejamento para o ano de 2018 do complexo que envolve, Pousada, centro de eventos, Estef e Biblioteca.

O centro de Espiritualidade Franciscana, é um projeto criado e aprovado durante o capitulo provincial de 2016, que cria em porto Alegre uma referência para difusão do carisma franciscano.

O Conselho estendido é formado por um representante das cinco fraternidades de porto Alegre e duas de Canoas. Durante a reunião foi apresentado o diagnóstico das instalações do convento e estrutura, bem como o Planejamento para o Centro de Espiritualidade para 2018, bem como o planeamento do complexo que envolve a Pousada São Lourenço, Centro de Eventos, Biblioteca e Escola De teologia Estef.

A apresentação foi coordenada por frei João Carlos Romanini, que coordena o projeto, juntamente com o frei Vanildo, Jose Bernardi, Luiz Carlos Lunardi. Participaram da reunião os representantes das fraternidades locais, Frei Luiz Turrada fraternidade São Lourenço, Daison, Sá de Canoas, Gilmar Zampieri e Luiz Carlos Susin fraternidade São Judas, Adelar Antonini fraternidade São Lucas.

O coordenador do proejo frei João Romanini, salientou durante a apresentação, o potencial e as oportunidades que o complexo da Estef, pousada, biblioteca, convento. “O centro Franciscano já é realidade dentro de, em lugar privilegiado da capital. Começa a ganhar corpo a partir da programação que será divulgada assim que for concluído. Temos um grande projeto e um grande programa franciscano para o local” explica Romanini

A programação do centro d e Espiritualidade está em fase de finalização e em breve terá sua divulgação para a adesão de quem desejar participar dos programas de encontroe, retiros e formação. Frei Vanildo Zugno Está otimista em relação ao projeto, “temos um público que deseja uma programação de acordo com a espiritualidade e carisma de São Francisco, queremos trazer este público para a Pousada, conhecer nossa espiritualidade a partir das relações humanas” completa o Vive coordenador do projeto.

O Centro de Espiritualidade Franciscana está organizado com os seguintes serviços.

A Pousada São Lourenço Localizada   Rua Paulino Chaves, 291 – Bairro Santo Antônio em porto Aelgre. O Antigo Convento dos Capuchinhos, que abrigava estudantes de teologia, foi transformado em hospedaria, com amplas instalações para até 120 pessoas, em quartos simples, duplos, triplos e para até 4 pessoas. Os quartos contam com banheiro privado, ventilador de teto, televisão, Wi-Fi gratuito, e estacionamento gratuito, e mais lavanderia. Oferecemos diárias com café da manhã

O centro de Eventos São Lourenço:  Conta com amplas salas para realizações de convenções e reuniões, para mais de 100 pessoas, conta ainda com capela, refeitório e salas de apoio.

Estef. - Fundada em março de 1986, por iniciativa dos Frades Menores Capuchinhos do Rio Grande do Sul em parceria com outras Congregações Franciscanas, a ESTEF - Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, tem como propósito oferecer formação teológica aos membros de Institutos de Vida Consagrada, candidatos ao Ministério Presbiteral e lideranças das comunidades cristãs.

Para alcançar este objetivo, a ESTEF vem oferecendo desde sua criação, e de forma ininterrupta, o Curso de Graduação em Teologia. A partir de 1992, respondendo à demanda das comunidades eclesiais, passou a oferecer cursos de capacitação teológica (Cursos de Extensão) para suas lideranças. Num primeiro momento, estes cursos foram disponibilizados na própria sede da Escola. Contudo, o êxito de tal iniciativa fez com que Paróquias e Dioceses do interior do Estado passassem a solicitar a assessoria da instituição para a formação de seus líderes.

Promove simpósios de Teologia, palestras, debates, congressos, publicação dos Cadernos da ESTEF (ininterrupta desde 1986) e outras atividades abertas à comunidade, ela marca presença significativa no âmbito da Vida Religiosa, da Igreja e da sociedade.

Biblioteca São Lourenço – Uma ampla biblioteca, dentro do complexo, guarda centenas de exemplares de livros para pesquisa, coordenada hoje pela Estef, mantem e obras especiais. A biblioteca é um patrimônio dos Capuchinhos gaúchos que além de contribuir com o conhecimento, preserva a memória da construção teológica e cientifica dos últimos 120 anos dos capuchinhos no rio Grande do sul. A maioria dos livros pertenceu aos alunos e frei que passaram por Porto Alegre.  A biblioteca pode ser visitada, mediante agendamento.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei João Carlos Romanini (Frat. Francisco de Assis)

Deixar um comentário