Tamanho do Texto:
A+
A-

Assembleia Legislativa prestará homenagem aos 120 anos da presença dos Capuchinhos no Rio Grande do Sul

15/03/2016 - 08h35
O tema do Grande Expediente Especial foi proposto pelos deputados Sérgio Turra (PP) e Gilmar Sossella (PDT)

A homenagem vai ocorrer no dia 30 de março, às 14h, no Plenário da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Ela será tema do Grande Expediente Especial proposto pelos deputados Sérgio Turra (PP) e Gilmar Sossella (PDT).

Conforme os parlamentares, a lembrança pelos 120 anos de trabalho da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos no Rio Grande do Sul não é apenas uma data especial, mas o reconhecimento de personagens que trouxeram para o Estado não só a espiritualidade, mas o progresso para diferentes regiões do Rio Grande do Sul. (Acompanhe em áudio)

De acordo com Turra, a presença dos Capuchinhos mudou a história do Estado. Além de uma missão espiritual transformadora, ele acredita que a Ordem teve um papel social e econômico muito importante.

Segundo o deputado Gilmar Sossela, o reconhecimento aos Capuchinhos faz parte de uma obrigado fraterno de todos os gaúchos.

Para o Provincial dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul, Frei Cleonir Dalbosco, receber uma homenagem do parlamento gaúcho significa também olhar para trás e reconhecer que desde o início com os primeiros capuchinhos vindos da França, a semente da espiritualidade e do desenvolvimento da comunidades foi uma constante, em diferentes setores.

A Missão no RS foi elevada à categoria de Província em 1942. Assim, a Província dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul é considerada a primeira província do hemisfério Sul e da América Latina e, hoje, está entre as cinco maiores do mundo. Atualmente, com 246 membros, sendo 180 freis no Rio Grande do Sul e de Santa Catarina; 45 na Custódia Provincial Brasil Oeste – Mato Grosso e Rondônia e 21 na Delegação Provincial do Haiti.

 

fonte: Redesul de Rádio

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei João Carlos Romanini (Frat. São Lourenço de Bríndisi)

Deixar um comentário