Tamanho do Texto:
A+
A-

Segunda etapa do Seminário AIDS e Religião em São Leopoldo

23/05/2012 - 10h09
Acolhimento positivo na interface da teologia e políticas públicas

Cerca de 120 pesquisadores, líderes religiosos e profissionais do serviço público estarão reunidos na Faculdades EST, no dia 17 de julho, para a segunda edição do Seminário AIDS e Religião. 

O evento pretende oferecer subsídios para que as igrejas e o serviço público possam elaborar estratégias de ação conjunta em torno da prevenção ao HIV/AIDS, apropriando-se da teologia como elemento capaz de construir esse caminho de cooperação. 

Coordenadores do seminário pelo Programa do Mestrado Profissional e Acadêmico com enfoque em HIV/AIDS da Faculdades EST, os professores doutores André Musskopf e Valburga Schmiedt Streck, enfatizaram que embora o Brasil tenha um programa de referência no enfrentamento à epidemia, o número de infecções não diminuiu nos últimos anos. 

Na avaliação da professora Valburga, se num passado recente a Aids era tida como uma doença que afligia principalmente homossexuais, usuários de drogas e prostitutas, hoje o tema “bate à porta das igrejas, atingindo diretamente o público que participa dos cultos de domingo”. 

O envolvimento das igrejas no combate à Aids é prerrogativa para a diminuição de casos de infecção, afirmou André, na medida em que as instituições religiosas dialogam e estabelecem vínculos que os agentes de saúde pública não conseguem estabelecer. 

O evento da Faculdades EST está vinculado à Prefeitura Municipal de São Leopoldo através da Coordenação Municipal DST/HIV/AIDS/TB e conta com o apoio de Gdirec, Seleo, Rede de Ilês AfroAids/RS, Coordenação de Gênero/IECLB, Casa Fonte Colombo/Pastoral da AIDS, Renafro. 

A primeira edição do simpósio foi realizada em 2010, tendo como tema central os desafios e as perspectivas para o enfrentamento da epidemia. Esse primeiro seminário também fez parte do processo de organização e implantação do Programa de Pesquisa em HIV/AIDS e Teologia, iniciado em janeiro de 2011 na Faculdades EST. 

Inscrições para participação com apresentação oral se estendem impreterivelmente até o dia 30 de junho 

Mais informações e dados sobre formas de inscrição acesse: http://www.est.edu.br/eventos/ii-seminario-aids-e-religiao/  

Fonte: http://www.est.edu.br/noticias/visualiza/ii-seminario-aids-e-religiao:-acolhimento-positivo-na-interface-da-teologia-e-politicas-publicas

por Cristiane Marins (POAL - Frat. Fonte Colombo - 23/05/2012)

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Eduardo Pazinatto (Centro de de Promoção da Pessoa Soropositiva)

Deixar um comentário