Tamanho do Texto:
A+
A-

Prevenção para pessoas privadas de liberdade

19/12/2016 - 14h55
Técnicos do Departamento de Aids do Ministério da Saúde, a Pastoral da Aids, Carcerária e do Menor compartilham experiências

No dia 15 de dezembro aconteceu, em Brasília-DF, uma reunião para construir uma agenda integrada de prevenção para pessoas privadas de liberdade entre os técnicos do Departamento de Aids do Ministério da Saúde, a Pastoral da Aids, Carcerária e do Menor. O foco são pessoas privadas de liberdade: adultos - homens e mulheres, jovens encarcerados e em medidas sócio educativas.

 “O trabalho das pastorais é muito importante porque aborda as populações mais vulneráveis, inclusive aquela privada de liberdade”, disse a diretora do Departamento, Adele Benzaken. Ela acrescentou que a reunião é uma rica oportunidade para “compartilhar experiências e realizar um trabalho conjunto que dissemine a prevenção combinada por meio de uma agenda integrada”. Adele pediu um minuto de silêncio pela morte de Dom Paulo Evaristo Arns. Frei Luiz Carlos Lunardi, assessor da Pastoral da Aids, lembrou que Dom Paulo desenvolveu a primeira campanha de prevenção ao HIV/aids da Igreja Católica no Brasil  “ Aids em Alerta”, na década de 1980.

Para o Frei Lunardi, a reunião técnica é crucial por fazer “um chamamento a três Pastorais que têm uma enorme rede e capilaridade entre populações que são atingidas hoje pela epidemia de aids”. Segundo o frei, é urgente “construir uma agenda positiva e propositiva no sentido de termos alternativas e saídas para o acesso, atendimento e acompanhamento da população privada de liberdade”.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Cristiane Saraiva Marins (Centro de de Promoção da Pessoa Soropositiva)

Deixar um comentário