De 7 a 9 de julho, Porto Alegre recebeu a Equipe Nacional de Validação do Ministério da Saúde (MS) para avaliar o município no processo de certificação da eliminação da transmissão vertical do HIV – quando o vírus é passado da gestante para o bebê durante a gravidez, parto ou amamentação.
A equipe, formada por quatro técnicos, analisou a rede de saúde em quatro eixos principais:
Agenda de visitas
Os técnicos percorreram diversos serviços da cidade, incluindo: Diretoria de Vigilância em Saúde; Coordenação de Atenção às IST/HIV/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais (Caist); Laboratório Labcen; ONG Casa Fonte Colombo; Unidade de Saúde São Carlos; SAE Santa Marta (onde conheceram o Consultório na Rua e os Mediadores Interculturais). A agenda foi encerrada no Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas na quarta-feira (9).
Objetivo da avaliação
A visita buscou verificar se as práticas relatadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) correspondem à realidade dos serviços. Os resultados serão enviados à Comissão Nacional de Validação, que concederá selos de boas práticas e a certificação oficial – prevista para ser divulgada até o final deste ano.
Mais informações https://www.cwa.pub/kKoer
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Cristiane Saraiva Marins (Centro de de Promoção da Pessoa Soropositiva)