Tamanho do Texto:
A+
A-

Igreja Católica realiza ação de Incentivo ao Teste da Aids no dia 1º de dezembro

28/11/2013 - 10h07
O objetivo da campanha é informar e orientar a comunidade sobre a importância de fazer o teste da Aids mesmo sem ter sintomas da doença. Além deste cuidado de prevenção, a iniciativa também pretende promover uma grande mobilização para que as pessoas incentivem as outras a fazerem o teste. A Pastoral da Aids é um serviço da Igreja Católica que atua especificamente no campo da Aids. Para esta Campanha, a Pastoral elaborou 10 mil cartazes e 1 milhão de folhetos que serão utilizados por mais de 2500 agentes em todo o Brasil.

Cerca de 250 mil brasileiros convivem com HIV sem saber, pois nunca fizeram o teste da Aids. Grande parte da população nunca se testou. Muitas pessoas recebem o diagnóstico quando já estão doentes. Por causa disso, 17% vão a óbito no 1º ano do diagnóstico. O diagnóstico precoce torna o tratamento mais eficiente, evita doenças e garante qualidade de vida.

No dia 1º de dezembro, Dia Mundial de luta contra a Aids, a Igreja Católica, através da Pastoral da Aids e Casa Fonte Colombo, realizará ação de informação e orientação para a população sobre importância do teste da Aids e indicando os locais para o mesmo. As atividades em Porto Alegre serão das 10h às 19h, na Usina do Gasômetro, Anfiteatro Pôr do Sol e Parque Marinha.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará o teste, gratuitamente no Parque Marinha das 10h às 20h nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2013.

No Rio Grande do Sul, além de Porto Alegre a Pastoral da Aids está com ações agendadas em Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Sobradinho, Segredo, Barra do Ribeiro, Pelotas, Bagé, Santa Maria, Novo Hamburgo, Ivoti e Três Coroas. Missas, programas em rádios e TV, Escolas Municipais com confecção de Painéis sobre a Aids, palestras e Concurso de Redação, panfletagem na Universidade de Pelotas, participação em Romarias e Festival Gaúcho Estadual Estudantil, Encontro de Casais, Laços vermelhos nos comércios de Sobradinho, pedágios de prevenção, entre outros.

Cientes da importância dos meios de comunicação para divulgação de informações necessárias, convidamos este veículo para fazer-se presente e divulgar esta Ação de Incentivo ao Teste da Aids durante o dia 1º de dezembro de 2013, na Usina do Gasômetro, entre às 10h e 19h. Estamos à disposição para participar de Programas de Rádios e Televisão com agendamento prévio.

Frei Luiz Carlos Lunardi - Assessor Pastoral da Aids - CNBB
Frei José Bernardi - Sec. Executivo Pastoral da Aids - CNBB
Fone 51 33466405 e 51 33955145

por Cristiane Marins (POAL - Frat. Fonte Colombo - 28/11/2013)

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Eduardo Pazinatto (Centro de de Promoção da Pessoa Soropositiva)

Deixar um comentário