Tamanho do Texto:
A+
A-

Casa Fonte Colombo e Pastoral da Aids promovem VII Seminário Nacional de Incidência Política

04/07/2017 - 10h48
Evento nacional tem como tema “Participar para garantir direitos”

A Casa Fonte Colombo em parceira com a Pastoral da Aids realizará, com apoio do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, o VII Seminário Nacional de Incidência Política, de 07 a 09 de julho, em Porto Alegre (RS). A cerimônia de abertura será na próxima sexta-feira (07), às 14h, no Salão de Atos da Casa de Oração São João da Cruz – Freis Carmelitas (Rua Prof. Oscar Pereira, 5119). Está prevista a participação de agentes da Pastoral da Aids de 18 Estados do Brasil.

O Seminário foi organizado a partir do tema Participar para garantir direitos com a pergunta norteadora: Onde dormirão os pobres? Tem por objetivo qualificar lideranças da Pastoral da Aids que participam nas instâncias de controle social, especialmente dos Conselhos de Saúde ou que coordenam as ações da pastoral nas dioceses. A intenção é debater com os participantes, desde suas experiências e militância, como está se realizando o processo de integração da aids no contexto do SUS e como manter o debate sobre a universalidade, integralidade e equidade do sistema de saúde, numa época em que o próprio sistema se encontra em risco. O Seminário se apresenta também como uma oportunidade de diálogo em vista da busca de uma atuação mais eficaz por parte da Pastoral.

A CERIMÔNIA DE ABERTURA acontecerá no dia 07 de julho de 2017, às 14h, no Salão de Atos da Casa de Oração São João da Cruz – Freis Carmelitas, Rua Prof. Oscar Pereira, 5119, em Porto Alegre - RS. Com participação de representantes do Departamento de DST, Aids e HV do Ministério da Saúde, Departamento da Ações em Saúde do Rio Grande do Sul, Programa Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais de POA, Representante da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV e Aids, Representante do Fórum de Ongs Aids do RS, Representante do e Pastoral da Aids. Abaixo, segue a Programação do evento.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira, dia 07 de julho
14h - Mesa de Abertura (Departamento de DST, aids e HV, Departamento de Ações em Saúde do RS, Programa Municipal de Porto Alegre, RNP+, Fórum de Ongs/RS, Regional Sul 3 CNBB, Pastoral da Aids e Casa Fonte Colombo)

14h30min – Cenários Políticos da Atualidade - Dr. Marcelo Kunrath da Silva – Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais – UFRGS

18h Encerramento

Sábado, dia 08 de julho
8:30 – Cenários de Enfrentamento da Aids no Brasil: avanços, recuos e desafios - Veriano Terto Jr
10:00 – Intervalo
10:30 – Contraponto desde a gestão: Ivo Brito – representante do Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais
11:30 – Diálogo com os participantes
12:00 – Almoço
14:00 – Situação Atual da Pastoral – Frei Luiz Carlos Lunardi
14:40 – Atuação dos agentes inscritos no seminário: levantamento a partir das fichas de inscrição – Osman Bernardi
15:20 – Razões cristãs do envolvimento no campo da incidência política – Frei José Bernardi
16:00 – Intervalo
16:30 – Grupos de Trabalho: Recomendações do Seminário para o futuro da incidência política da Pastoral da Aids – Rubens Duda, Osman Bernardi, Frei José Bernardi, Frei Luiz Carlos Lunardi
18:00 – Apresentação dos Grupos de Trabalho – Ana Carolina Barbosa de Souza
19:00 – Confraternização

Domingo, dia 09 de julho
8:00 – Síntese dos Grupos de Trabalho: incidências – Rubens Duda
8:30 – Apresentação do esboço do documento final – recomendações – Frei José Bernardi
9:00 – Grupos de Trabalho – estudo do documento final para emendas, ampliação, cortes
9:30 – Discussão e aprovação das Recomendações no plenário
10:30 – Intervalo
11:00 – Celebração de encerramento – Pe. Mauro Sérgio Marçal
12:00 – Almoço de confraternização

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Cristiane Saraiva Marins (Centro de de Promoção da Pessoa Soropositiva)

Deixar um comentário