Tamanho do Texto:
A+
A-

Ação social dos Freis Capuchinhos no Uruguai

19/11/2018 - 14h33
Há mais de 100 anos em Montevideo

Desde 1860, quando os Freis Capuchinhos chegaram no Uruguai, uma das primeiras coisas que fizeram foi instalar um “Comedor”, um refeitório, para servir refeição aos moradores de rua e imigrantes. Atualmente, cerca de 70 pessoas, acima de 60 anos, em situação de extrema vulnerabilidade, almoçam de segunda a sábado, neste local, que está situado junto à Iglesia San Antônio y Santa Clara, na Rua Canelones 1670, Montevideo.

No dia 15 de novembro, Cristiane S. Marins, da Casa Fonte Colombo, teve a oportunidade de conhecer e acompanhar este trabalho. “Tudo muito simples e feito com muito carinho pelos Freis e voluntários. As refeições são servidas de acordo com as doações, que geralmente são macarrão, polenta, pães, legumes e verduras. Para alguns casos especiais, os Freis alcançam roupas e calçados. Para outros dão bênçãos e escutam um pouco dos seus desabafos”. Contudo, fica claro que o pouco que é feito, é muito para a maioria das pessoas que procuram pelos Frades.

Na ocasião, os Freis mostraram a Paróquia Santo Antônio e Santa Clara, que tem um estilo jesuítico neobarroco com fachada renascentista. A sua construção foi iniciada em 1870 e está junto com o convento dos freis. Dentro da igreja há um órgão Tamburini de 1924, um dos maiores do país e desde 1903, no Natal é armado um presépio com peças de madeira de mais de um metro de altura, cada. 

Conheça esta trabalho e saiba como contribuir! Mais informações +598 2410 6313

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Cristiane Saraiva Marins (Centro de de Promoção da Pessoa Soropositiva)

Deixar um comentário