O conselho dos frades em São Paulo acolheu em janeiro a proposta da Assessoria de Comunicação e Imprensa da instituição de estudar a criação de uma nova identidade visual, um desenho que remetesse ao antigo que completou 15 anos, em 2017. A ideia é que o novo desenho tivesse traços mais leves e se adaptasse as novas realidades de comunicação. "Antigamente o logotipo dos frades era utilizado apenas nos documentos, pouco explorado. Agora, ele aparece para as pessoas diariamente, sobretudo na internet. Precisamos ter um logotipo de fácil interpretação e que se adapte a essa nova realidade. Agora não importa apenas o desenho, mas também a sua variedade de cores e os elementos que o acompanham”, diz o assistente de comunicação da Província, Paulo Henrique.
O principal objetivo do novo logotipo é facilitar a interpretação do público. Para tanto haverá alterações de apresentação de identidade: em projetos pastorais/religiosos será veiculado abaixo do logotipo o nome “Frades Menores Capuchinhos de São Paulo”. A identidade “Província dos Capuchinhos de São Paulo” ficará restrita a utilização em documentos internos.
O lançamento do novo logotipo aconteceu oficialmente durante a Reciclagem 2017 onde foram entregues os manuais de identidade visual – documento de instruções.
Durante a reciclagem, os participantes assistiram em primeira mão o vídeo de lançamento do novo logotipo. O vídeo promocional foi gravado em junho e simula o processo de concepção do novo logotipo, trazendo para a vida real os elementos que o constitui: o mapa do estado de São Paulo, o terço do hábito dos frades, o tau, o cordão com os três nós e o hábito franciscano-capuchinho. O filme foi gravado nas cidades de São Paulo, Santo André, Piracicaba e São Pedro.
ELEMENTOS "ESCONDIDOS" NA CAMPANHA
Estão representados objetos de valor histórico para os frades, como o quadro do Sagrado Coração de Jesus, entregue pelo Papa Leão XIII aos frades trentinos que vieram a São Paulo. Também estão no vídeo elementos do Cântico das Criaturas, como o irmão vento, na cena em que um frade observa o horizonte, e o irmão fogo, em detalhe de uma vela presente na mesa do artista que desenha o novo logotipo.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)