Tamanho do Texto:
A+
A-

Como funciona a casa dos frades idosos durante a pandemia

06/10/2020 - 14h02
Fraternidade N. Sra. dos Anjos, em Piracicaba, vive isolamento mais rigoroso há mais de 6 meses

Autoridades de saúde alertam, desde o início da pandemia do novo coronavírus, sobre a importância das medidas de distanciamento social para o controle da doença. Entre as pessoas que pertencem ao grupo de risco estão os idosos. 

Profissionais em todo o mundo lutaram para que a doença não chegasse aos asilos. A preocupação é válida; em Piracicaba, até o mês de maio, o asilo Lar Betel havia perdido 10 idosos, falecidos em virtude da doença. Os últimos dados de julho, fornecidos pela instituição, dizem que dos 67 idosos que residem no Lar, 47 testaram positivo para a doença.

Em praticamente todos os conventos dos capuchinhos em São Paulo moram frades que pertencem - por uma característica ou outra - ao grupo de risco da doença. Mas uma atenção especial é dada à Fraternidade N. Sra dos Anjos, em Piracicaba, fraternidade que cuida dos frades idosos ou enfermos. No dia 17 de março foi emitida a primeira carta do Ministro Provincial pedindo que fossem restringidas as visitas na fraternidade. Conversamos com o guardião da fraternidade, Frei Rosinaldo:

Como os frades dos Anjos receberam a notícia que pertenciam ao grupo de risco da doença, e como eles estão lidando com essa pandemia?
Os frades idosos ficaram tranquilos, aqui não saímos muito mesmo, só para consultas ou exames. Quando começou a pandemia eu cancelei esses compromissos eletivos. Quando precisam ser feitos, realizamos com todos os cuidados.

Em alguns asilos ocorreu um surto da doença. Quais cuidados foram tomados nos Anjos para que o mesmo não ocorresse?
Os colaboradores estão vindo trabalhar, mas com os devidos cuidados, como máscara, avental e, quando eles chegam, vão direto para o vestiário tomar banho e trocar de roupas, com todos os cuidados necessários. Na fraternidade as visitas seguem suspensas.
 
A ILPI ME, um grupo de instituições de geriatria e de longa permanência, criou 5 pontos de segurança para locais onde residem idosos. Dentre esses pontos, chamam atenção para a importância da compra de insumos de proteção e para que haja comunicação contínua com os idosos residentes neste momento difícil: “pânico e isolamento são sentimentos a serem neutralizados, tanto pelo carinho e cuidado das equipes durante todo o período de restrição, como também por comunicação clara e objetiva”.

Do início da pandemia até agora faleceram 40 frades capuchinhos, três desses no Brasil (Amazonas, Ceará e Maranhão).

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)

Deixar um comentário