Cookies e Política de Privacidade
O Capuchinhos RS utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Fraternidade Convento Santa Clara

Resumo histórico: Assim que o Mons. Antônio do Nascimento Castro, vigário da Paróquia São Francisco das Chagas de Taubaté, soube da vinda dos Capuchinhos para a Diocese de São Paulo, pediu-os para sua paróquia, oferecendo-lhes o antigo Convento Santa Clara fundado em 1673 pelo Frades Menores da Regular Observância e que há muito estava abandonado.

Obtido o consentimento do Sr. Internúncio Apostólico D. Francisco Spolverini (porquanto o prédio pertencia de direito à Santa Sé) a 14 de abril de 1891, ratificado com escritura pública a 26 de abril de 1891. Nossos religiosos para lá se dirigiram no dia 12 de janeiro de 1892, tendo sido acolhidos com grande festa pelo povo.

Nas dependências desse Convento foi instalado em 1896, o Seminário Seráfico São Fidélis e ai ereto o primeiro Noviciado da Ordem no Brasil, a 17 de fevereiro de 1892 com a vestição do primeiro capuchinho que fez noviciado no Brasil, Frei Antônio de Drena, irmão não-clérigo.

Em 1911 o Seminário Seráfico foi transferido para Piracicaba.

Com o Decreto da Sagrada Congregação dos Religiosos de 30 de outubro de 1939, o Noviciado foi definitivamente instalado em Taubaté, depois de ter sido construída uma parte nova no Convento para esse fim.

Em 1973 o noviciado foi transferido para o convento de Botucatu. Atualmente é uma capela dentro de uma grande Paróquia; mesmo assim atende diariamente um grande grupo de pessoas que nos procuram para o aconselhamento e os sacramentos da penitência e eucaristia.

Diocese: Taubaté 
Endereço: Praça Anchieta, s/n - Caixa Postal: 4036-3
Cep: 12070-970 - TAUBATÉ - SP 
Telefone/Fax: (0xx12) 3635-2822