Tamanho do Texto:
A+
A-

Capuchinho, Frei Cleonir, é ordenado bispo no RS

03/12/2018 - 09h00
Em Igreja lotada por fiéis, na cidade de Barros Cassal – RS, uma cerimônia emocionante marcou a ordenação episcopal de Dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco.

No sábado, 1º de dezembro de 2018, a Diocese de Bagé, a Província Sagrado Coração de Jesus dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul, a Paróquia Nossa Senhora Medianeira, de Barros Cassal, RS, a Família de Antônio e Isolda Dalbosco e uma multidão de fieis se uniram em prece para, com grande alegria e emoção, celebrar a ordenação episcopal de Dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco. 

A celebração teve início às 10hs e foi realizada na Igreja Matriz Nossa Senhora Medianeira, em Barros Cassal. Esteve presente uma multidão de leigos (as), que vieram de diversas cidades do estado aonde atuam os Freis Capuchinhos, bem como muitas irmãs religiosas, seminaristas e formandos, freis, padres e bispos. Na sequência da celebração foi realizado um almoço festivo no salão paroquial.

Dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco foi ordenado bispo pelas mãos de Dom José Gislon, Bispo de Erexim (RS) que conduziu a celebração. Também foram ordenantes: Dom Jaime Spengler, Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre (RS) e Presidente do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e Dom Adelar Baruffi, bispo de Cruz Alta, RS.

Estiveram presentes na celebração: Dom Gílio Felício, Bispo Emérito de Bagé (RS); Dom José Mário Stroeher, Bispo Emérito de Rio Grande (RS); Dom Paulo de Conto, Bispo Emérito de Montenegro (RS); Dom Hélio Adelar Rupert, Arcebispo de Santa Maria (RS); Dom Rodolfo Luís Weber, Arcebispo de Passo Fundo (RS); Dom Jacinto Bergmann, Arcebispo de Pelotas (RS), Dom Ricardo Hoepers, Bispo de Rio Grande (RS); Dom Aloísio Dilli, Bispo de Santa Cruz do Sul (RS), Dom Aparecido Donizete de Souza, Bispo Auxiliar de Porto Alegre (RS).

Por parte dos freis capuchinhos estiveram presentes: o Ministro Provincial do Rio Grande do Sul, Frei Nilmar Carlos Gatto; o Ministro Provincial de Santa Catarina e Paraná, Frei Pedro Cesário Palma; o Custódio Provincial do Mato Grosso e Rondônia, Frei Eliseu Menegat  e o Conselheiro Geral dos Capuchinhos para o Brasil, Frei Carlos Silva.

Dom Frei Cleonir é natural de Barros Cassal (RS). Nasceu no dia 25 de setembro de 1970. Tem hoje 48 anos. Ingressou no seminário com os capuchinhos em 1987, na cidade de Soledade (RS). Cursou Filosofia em Passo Fundo (RS), no Instituto Padre Berthier, e Teologia na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana – ESTEF, em Porto Alegre (RS). É ainda bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul – UCS e tem Especialização em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhanguera. Em 19 de setembro de 1998 fez sua Profissão Perpétua na Ordem dos Freis Menores Capuchinhos, em Canoas (RS), e, em 20 de setembro do mesmo ano, foi ordenado diácono. Recebeu a ordenação presbiteral em 20 de fevereiro de 1999.

Em sua trajetória presbiteral, dentre outras funções, foi pároco na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santa Maria (RS), de 1999 a 2005; Guardião da Fraternidade dos Freis Capuchinhos, em Santa Maria; Assessor Diocesano da Pastoral da Juventude, em Santa Maria; Vigário Provincial, no triênio de 2005 a 2008, e Definidor dos Meios de Comunicação Social na Província dos Freis Capuchinhos do RS, em dois triênios, de 2005 a 2011; Ministro Provincial dos Freis Capuchinhos do RS, também em dois triênios, de 2011 a 2017; Visitador Apostólico na Congregação dos Clérigos Regulares de São Caetano; e atualmente era  Diretor Geral da Pousada dos Capuchinhos e Cantina de Vinhos Frei Fabiano e Vigário Paroquial na cidade de Vila Flores (RS). 

No dia 26 de setembro de 2018, Frei Cleonir foi nomeado, pelo Papa Francisco, bispo titular da Diocese de Bagé no Rio Grande do Sul. Sua posse está prevista para o dia 16 de dezembro, às 17h, em uma celebração que será realizada no Ginásio do Colégio Franciscano Espírito Santo, em Bagé. 

Durante a cerimônia de ordenação episcopal, em Barros Cassal, algumas das autoridades religiosas presentes fizeram alocuções. Dentre as autoridades, se manifestou inclusive o novo bispo, Dom Frei Cleonir, saudando e agradecendo a todos os presentes e falando um pouco da nova missão que lhe é confiada. Confira, no áudio abaixo, as falas. 

Não esqueça ainda de conferir a galeria de fotos, na parte superior da matéria. 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Cristian Martins Almeida (Frat. Santa Maria)

Deixar um comentário