Tamanho do Texto:
A+
A-

Dom Frei José Soares Filho (Dom Egito) fala sobre sua renúncia

13/07/2017 - 10h10
O bispo capuchinho renunciou ao governo pastoral da Diocese de Carolina, no Maranhão, na semana passada.

Na quarta-feira passada o Papa Francisco aceitou a renúncia do bispo capuchinho, Dom Frei José Soares Filho (Dom Egito). O frade capuchinho esteve à frente da Diocese de Carolina, no Maranhão, desde 2003. Dom Egito deixou uma carta apresentando os motivos de sua renúncia.

 

Dom Egito iniciou a sua carta falando da missão do episcopado e do mistério de fé que é ser bispo, ”é sob o prisma da fé que se deve entender o Bispo. Não se avalia um Bispo pelas aparências e aquilo que ele faz. Cumpre penetrar com os olhos da fé, na profundidade de seu ser, e da Missão que ele desenvolve em nome e na pessoa de Cristo”, disse.

 

Dom Egito foi nomeado Bispo de Carolina no dia 15 de janeiro de 2003 pelo Papa, hoje São João Paulo II. "Durante 14 anos, a Igreja de Carolina se tornou objeto de minhas preocupações, desvelo, dedicação e atenções e a quem cheguei a amar profundamente, como algo que esta indissoluvelmente unido, pelo vinculo da fé, em Cristo. ‘Não há prova maior de amor do que dar a vida por aqueles que se ama’ ”.

 

O lema episcopal de Dom Frei José Soares Filho foi ‘Amar e Servir’, "durante 14 anos de minha vida em Carolina procurei ser fiel ao lema do meu Episcopado [...] que se encontra gravado no arco que separa a nave do presbitério da nossa Catedral. Pregamos o Cristo crucificado, loucura para os orgulhosos e os sem fé, mas poder e sabedoria de Deus, para os chamados ao conhecimento de Cristo".

 

Dom Egito e o Papa Bento XVIDom Egito pediu sua renúncia ao Papa Francisco por motivos de saúde. Em São Paulo, cidade onde está morando agora, tem melhor acesso para o tratamento, "ele [Papa Francisco] atendeu ao meu pedido prontamente. Vou continuar exercendo meu ministério episcopal em São Paulo, cidade de onde vim para Carolina. Não é sem uma saudade e sem dor no meu coração que deixo Carolina. Procurei com minhas limitações e fraquezas ser fiel ministro de Cristo e dispensador dos Mistérios de Deus. Posso afirmar com convicção que estes 14 anos foram os mais ricos para mim, senão necessidade, como diz São Paulo: ‘Ai de mim se eu não evangelizar’ ".

 

O bispo capuchinho deixa expressos os mais vivos e elevados sentimentos de gratidão e reconhecimento a todos que o ajudaram "dos dedicados cristãos leigos, das pastorais, dos movimentos, das comunidades, enfim, de todos os amigos e colaboradores, cujos nomes não posso mencionar, mas que os levo no meu coração [...]".

 

Encerrando sua carta, Dom Egito despede-se de Carolina deixando explícita a sua gratidão pela Diocese e o amor que sente por todos que com ele conviveram nos últimos anos "A Igreja tem a tradição de sepultar seus bispos em suas catedrais. O meu não será aqui sepultado, porque estou de partida, mas aqui deixo o meu coração. Que Deus abençoe a todos e recebam com o mesmo carinho o novo Bispo que virá e continuem rezando por mim. Um abraço a todos", conclui.

 

Diocese só teve bispos capuchinhos:

A Igreja de Carolina teve o seu governo pastoral confiado até hoje apenas a bispos capuchinhos:

  • Dom Frei Cesário Alexandre Minali, OFM Cap (9 de Abril de 1958 - 13 de Junho de 1969)
  • Dom Frei Marcelino Sérgio Bicego, OFM Cap (6 de Agosto de 1971 - 22 de Janeiro de 1980)
  • Dom Frei Evangelista Alcimar Caldas Magalhães, OFM Cap (3 de Setembro de 1981 - 12 de Setembro de 1990) nomeado prelado da Microrregião do Alto Solimões, Amazonas
  • Dom Frei Marcelino Correr, OFM Cap (13 de Março de 1991 - 15 de Outubro de 2003)
  • Dom Frei José Soares Filho (Egito), OFM Cap (15 de Outubro de 2003 - 5 de Julho de 2017)

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)

Regina Maria Pigozzo Massano
14 de julho de 2017
Que Deus te abençoe, te guarde e proteja, estamos rezando pelo senhor
Que seu exemplo de dedicação e fé seja seguido por todos nós. Deus o abençoe ricamente.
13 de julho de 2017
Deus o abençoe ricamente
Celia Piazza
13 de julho de 2017
Que Deusco abençoe e o proteja Dom Frei Egito! Estamos orando muito pelo senhor! Um grande abraço!!!!!
Deixar um comentário