Tamanho do Texto:
A+
A-

Mais um passo rumo ao Encontro Pan-Americano dos Capuchinhos

21/02/2020 - 09h47
Comissão Preparatória do Encontro se reuniu em Bogotá, na Colômbia, para planejar os próximos passos na animação dos capuchinhos em toda a América.

“Reavivar nosso carisma nas Américas” – esse foi o apelo da Ordem aos franciscanos capuchinhos já em 2018, quando Frei Roberto Genuin se tornou Ministro Geral. Para isso, o Ministro convocou o Encontro Pan-Americano dos Capuchinhos, previsto para outubro de 2020, na Cidade do Panamá. Em 2019, foi formada uma Comissão Preparatória, encarregada de preparar o evento e de motivar os irmãos para uma produtiva participação. Após a primeira reunião, em maio de 2019, e dados os primeiros passos dessa animação, a equipe se encontrou novamente, para avaliação e novas proposições. 

A reunião aconteceu em Bogotá, entre 15 e 17 de fevereiro, na sede da província capuchinha da Colômbia. Agora ampliada, a equipe está composta por três Conselheiros Gerais, quatro frades enviados pelas diversas regiões da América e um secretário geral.  

Dentre as novidades para essa nova fase, está a decisão de elaborar instrumentos específicos de consulta e escuta dos frades jovens, seja durante a Formação Inicial, seja nos primeiros anos de profissão perpétua dos votos. Além, claro, dos instrumentos já aprovados e em curso. A Comissão acredita que os objetivos do Encontro e as linhas de ação a serem propostas aí – formação, missão, readequação de estruturas e colaboração – têm muito a ver com os ideais dos frades jovens e dependem sobretudo da disposição deles.  

Outra novidade é a apresentação de propostas nos encontros das quatro Conferências regionais dos capuchinhos. E esse trabalho já começou. Nesta semana, de 17 a 21 de fevereiro, em Bogotá, acontecem as assembleias da Conferência dos Capuchinhos Andinos (CCA, que reúne os frades de língua espanhola da América do Sul, da Argentina à Venezuela) e da Conferência dos Capuchinhos da América Central, Caribe e México (CONCAM). Em março reúne-se a Conferência dos Capuchinhos dos Estados Unidos, Canadá, Guan e Austrália (NAPCC). E, em maio, acontece a assembleia da Conferência dos Capuchinhos do Brasil (CCB). Em todos esses momentos, os temas em torno do Encontro Pan-Americano serão pauta de discussão, reflexão e proposição. 

Espera-se que esses próximos meses sejam se intensa atividade, nas Fraternidades e em outras instâncias em que atuam os frades. E que o Encontro Pan-Americano, em outubro, seja o coroamento dessas reflexões e o início de novas formas e integração e colaboração entre os capuchinhos americanos.  

“Reavivar nosso carisma nas Américas” será o tema do encontro que pretende rediscutir a formação, a missão e colaboração entre os frades, em todo o continente.

Saiba mais no site do Encontro Pan-Americano. Clique aqui.

Conheça os frades responsáveis por organizar e motivar o Encontro: Clique aqui.

___________________________________

Texto: frei João Ferreira Júnior.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Douglas Leandro de Oliveira (Conferência CCB)

Gildezio Dias Figueiras
23 de fevereiro de 2020
Como eu gostaria de uma Igreja pobre, como eu gostaria de uma Igreja junto aos pobres”.papa francisco. Frades capuchinhos das Américas discutirão linhas de ação para reavivar o carisma cristão capuchinho nas Américas na formação, missão e ação concreta na realidade eclesial. Quem sabe o Papa francisco inspirem para ser uma Igreja mais pobre com os pobres em saída vivendo o evangelho vivo com o povo de Deus. Nosso carisma é deixar ‘estruturas eclesiásticas’ para ‘servir eclesialmente os esquecidos e marginalizados da sociedade na promoção e na defesa dos direitos fundamentais do ser humano.
Deixar um comentário