Tamanho do Texto:
A+
A-

Jovens discernem a sua vocação em Encontro Vocacional

23/10/2017 - 14h49
Encontro Vocacional aconteceu no Seminário São Fidélis, em Piracicaba - SP

O Seminário Seráfico São Fidélis, em Piracicaba - SP, ficou pequeno para receber cerca de 50 jovens interessados em conhecer a vida dos Frades Capuchinhos, seguidores de Jesus Cristo conforme São Franciso de Assis. Os encontros são realizados em três etapas e este foi o primeiro do ciclo 2017/2018.

O encontro apresentou aos vocacionados, vindos de várias partes de São Paulo, e até de outros estados, a vida de São Francisco e Santa Clara e como eles discerniram a sua vocação. Não foi um processo fácil, como comentou Frei Jean Carlos, “o discernimento vocacional de Francisco foi constante. A cada dificuldade era chamado a repensar a sua vida”, comentou. Frei Maurício dos Anjos, respondendo a dúvida de um jovem que gostaria de ter certeza de sua vocação, disse que "certeza mesmo só se sabe apenas 2 minutos de nossa morte, quando dizemos: morri sendo frade capuchinho", reforçando a fala de Frei Jean, de que o discernimento vocacional é um processo longo e carregado de incertezas, "faz parte", comentou. 

A maioria dos vocacionados chegaram na sexta-feira (20) e assistiram ao filme "Francisco: o Santo Relutante". Encerraram o dia orando para que o encontro de fato abrisse horizontes. No sábado (21), Frei Pedro César Silverio falou sobre a "Vocação na Bíblia" e à tarde, Frei Mateus Bento propôs uma dinâmica pautada nos escritos de Santa Clara. A noite foi a hora de agradecer a Mãe de Deus e Nossa, Aparecida, no Momento Mariano, e colocar-se diante de Jesus Sacramentado, consagrando as vocações dos participantes e de todos aqueles que não puderam estar presentes, na Hora Santa Vocacional.

Celebração EucarísticaNo domingo, após a palestra do pós-noviço, Frei Felipe Helder, sobre "Discernimento Vocacional Franciscano", onde trouxe experiências de sua caminhada vocacional, e de uma visita a Fraternidade Nossa Senhora dos Anjos (casa dos frades idosos), aconteceu a Celebração Eucarística na Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Igreja dos Frades). A celebração foi presida pelo Ministro Provincial, Frei Carlos Silva, e concelebrada por Frei Maurício e Frei Anderson de Oliveira, formador dos aspirantes. 

Com inúmeras possibilidades de um mundo globalizado, é bonito ver que ainda há jovens interessados em abrir mão de sua vida para viver como São Francisco de Assis, em fraternidade, obediência, sem nada de próprio e em castidade. O próximo encontro vocacional acontecerá no próximo ano, em fevereiro, mas o discernimento vocacional continua e Jesus continuará passando por muitos outros corações dizendo “Vem, e segue-me!”.   

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)

Alexandre da Silva Neves
20 de fevereiro de 2018
Qual a idade máxima para entrar na comunidade??
Deixar um comentário