Tamanho do Texto:
A+
A-

Frei José Antônio faz sua profissão perpétua

05/10/2020 - 10h18
A celebração aconteceu em Penápolis no último domingo (4)

No último domingo (4) a comunidade do Santuário São Francisco de Assis, em Penápolis - SP, teve a alegria de receber, na festa de seu padroeiro, diversos frades que foram prestigiar a Profissão Perpétua do Frei José Antônio de Laia. Depois de alguns anos se preparando ele deu, diante de Deus e dos irmãos presentes, o sim definitivo professando os três votos franciscanos de castidade, não ter nada de próprio e de obediência. Quem presidiu a celebração (e recebeu pela primeira vez votos religiosos definitivos) foi o Ministro Provincial dos capuchinhos de São Paulo, Frei Arcanjo Soares. 

José Antônio, um homem com a simplicidade de São José e com a ação de Santo Antônio

Foi uma celebração franciscana. Durante toda a missa, o grupo de música do Santuário entoou canções sobre São Francisco e sua vida, como a passagem da Perfeita Alegria. Frei Carlos Silva, Conselheiro Geral para o Brasil, fez uma inteligente comparação: "o frei que professou hoje tem dois nomes muito fortes: José e Antônio... José foi aquele escolhido por Deus para cuidar do seu Filho, quase não aparece no Evangelho. Um homem simples e justo, como Frei José. Mas ele também tem Antônio, e foi ele que disse 'cessem as palavras e falem as obras'. José Antônio é justamente esse homem: fala pouco, mas é um homem de obras!", disse. Frei Carlos concluiu sua fala trazendo uma benção especial do Ministro Geral, Frei Roberto Genuin. 

Entrega definitiva

Frei Arcanjo, antes de receber os votos, fez uma reflexão sobre a importância deste gesto de entrega: "Não podemos esquecer que fomos chamados para ajudar os mais pobres para ajuda-los a carregar os seus fardos. Para fazer o bem não existem fronteiras! Não podemos deixar de cuidar das feridas e estarmos próximos uns dos outros nos momentos fraqueza. Seguir o Senhor é deixar-se ser desafiado por Aquele que não nos pede muito, mas nos pede tudo!", disse.

Deus tem um tempo para tudo

Referindo-se ao momento em que ele saiu da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos para uma experiência externa, e agora, anos depois, fazer a sua Profissão Perpétua, Frei José disse que "Deus tem um tempo para tudo, e hoje chegou este tempo para mim". Esta fala é importante, sobretudo para jovens vocacionados, para entenderem que o caminho vocacional é pessoal e deve respeitar o tempo de Deus e o nosso. "Este é o momento que estou pronto para isso!", concluiu.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Paulo Henrique (Cúria Provincial - Província dos Capuchinhos de São Paulo)

Deixar um comentário