Tamanho do Texto:
A+
A-

Frades renovam os seus votos religiosos, em Piracicaba

08/12/2020 - 21h09
A celebração de renovação dos votos aconteceu na solenidade da Imaculada Conceição

No Seminário Seráfico São Fidélis, em Piracicaba, tão sonhado pelos primeiros frades italianos que se aventuraram em nossas terras há 130 anos, renovaram hoje os votos religiosos 8 frades capuchinhos: Frei Ramirez, Frei Cássio, Frei Marcos, Frei George, Frei João, Frei Lucas, Frei Rodiney e Frei Márcio. A celebração foi presidida pelo Minstro Provincial, Frei Arcanjo, e concelebrada pelo Vigário Provincial, Frei Alonso, com boa participação de frades vindos das fraternidades. 

Frei Arcanjo iniciou colocando a celebração em comunhão com todas as fraternidades dos capuchinhos no estado, que estiveram celebrando hoje a festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição (patrona da Província dos Capuchinhos de São Paulo). Recordou ainda a renovação dos votos de Frei Felipe Helder, que está em formação no Norte do México.

Na escola de Maria temos muito que aprender

A homilia foi direcionada aos frades que fizeram a renovação dos votos (obediência, não ter nada de próprio e viver em castidade), reiterando como Maria pode (e deve) ser exemplo de caminhada pessoal e religiosa para eles. "Toda grandeza de Maria está contida em uma única palavra: o seu Sim!", disse. Ele ainda exortou para que nos atentemos às nossas ações concretas, solidárias, além da mancha do pecado que a todos nos marca, inevitavelmente. 

Retiro de renovação dos votos começou na sexta-feira

Os frades que renovaram hoje os votos (até a Profissão Perpétua) estiveram reunidos em retiro desde sexta-feira com a religiosa Irma Madalena Calgarotto (Franciscanas do Coração de Maria), que junto a eles trabalhou o tema 'Permanecer no Caminho'.

Passados 130 anos da chegada daqueles primeiros irmãos em Piracicaba, pensamos como Deus foi bom conosco até aqui. Os próximos 130 anos já estão sendo construídos, com a ajuda destes 8 irmãos que professaram hoje e que muito têm a colaborar.

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)

Deixar um comentário