Tamanho do Texto:
A+
A-

8 jovens recebem o seu primeiro hábito

18/11/2017 - 22h32
A 'vestição dos noviços' aconteceu no Noviciado Interprovincial São Leopoldo Mandic, em Teresópolis - RJ

De alguma forma, seja após assistir um filme ou conhecer um frade, eles sentiram-se atraídos a seguir a vida franciscana como freis capuchinhos, e hoje (18) oito jovens de Minas Gerais, do Rio de Janeiro/Espírito Santo e de São Paulo receberam as suas ‘vestes da provação’. Na celebração das vésperas, às 17h, na Capela Nossa Senhora de Fátima, em Teresópolis-RJ, aconteceu o momento da vestição do primeiro hábito religioso dos jovens frades capuchinhos.

Agora eles são noviços e ingressam para a segunda etapa da formação de um frei capuchinho, o noviciado. As Províncias do Sudeste realizam desde 2012 esta etapa da formação juntas, no Noviciado Interprovincial São Leopoldo Mandic. Há 5 anos os Provinciais acreditam, desta maneira, estar formando frades “para a Ordem e para o mundo”. O noviciado é conhecido como a ‘fase da provação’, tempo de confirmar o chamado de Deus na vida dos vocacionados e de estreitar, através da intensa vida de oração, os trabalhos e estudos espirituais e “nossa relação de intimidade com o Cristo que generosamente nos chamou”, como diz Frei Geilton Nunes, que amanhã fará sua primeira profissão religiosa.

O Ministro Provincial de São Paulo, Frei Carlos Silva, falou aos noviços. Recordou que o noviciado é o momento de colocar o pé dentro de casa (“Eu prefiro estar no limite da vossa casa do que da mansão dos pecadores”). Ele os motivou, lembrando que a vestição de hoje remota a vestição do batismo, onde eles começaram a fazer parte da grande família de Deus: a Igreja.

O noviciado é conhecido como o ‘tempo da provação’ devido o seu histórico dentro da Ordem Franciscana, quando o noviço que se apresentava para o noviciado era levado ao leprosário (local onde ficavam os leprosos) e ali era provado. “Nesse lugar, aquele que queria ser frade tocava nas chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que superasse essa prova estava pronto. Vocês estão no limiar, recebem as vestes da cruz, não são mais mandados para o leprosário, mas neste 1 ano são convidados a tocar nas chagas, na lepra que todos nós trazemos e, olhando para o Cristo, deixar-se converter, transformar e mudar.

Amanhã, às 10h, os noviços do ano passado realizam a sua primeira profissão religiosa. A celebração contará com a presença de frades, famílias e amigos. 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)

Humberto Roberto
19 de janeiro de 2018
Paz e bem, Saúdo aos jovens frades nessa etapa do escolhida, que Deus todo poderoso vos acompanhe nos passos de Francisco de Assis.
Lucas
20 de novembro de 2017
Meus amigos, parabéns!!! Uma nova etapa inicia na vida de vocês, sejam firmes na fé e no amor, Deus não vos escolheu por acaso, mas sim pelo vosso comprometimento com o evangelho, que nos leva a uma vida de perfeição. Fazer parte da família de Deus é um grande privilégio mas implica uma responsabilidade. Todos aqueles que aceitaram e seguem a Jesus têm uma missão. Novamente Jesus disse: "Paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio". (João 20, 21) Anunciar o Evangelho não é uma opção, é um mandamento. Se você foi salvo e restaurado por Jesus, você é chamado para anunciar as Boas Novas do Evangelho. Isso não deve ser um peso, mas um desejo que surge naturalmente nos nossos corações. Fraterno abraço a todos!!!
Deixar um comentário