Poesia

Senhor, Misericórdia!

Misericórdia pelo destempero, Quando não dei sabor, Faltei no amor, Caí no desespero, Com medo de Ti, Senhor.   Misericórdia pela indiferença Ausência de caridade, Falta de sensibilidade Para perceber Tua presença No rosto da humanidade.   Misericórdia pelos…
Poesia

Catatau

Por que essa soberba? Você nasceu no campo Em casa de taipa; Agora, sobre tamancos Não reverencia a humildade?   Por que esse orgulho? Você dormia em rede de algodão, Cosida por sua mãe; Hoje exige cama e colchão Em estilo de regalia.   Por que esse ar de doutor? Você…
Poesia

Um brinde...

Um brinde aos pobres em espírito! Ele são a simplicidade total, A riqueza de valores, A partilha de vida! Um brinde aos sedentos de justiça! Eles são a coragem resoluta, A luta persistente, A teimosia indomável! Um brinde aos mansos! Eles são a atitude sensata, A paciência…
Poesia

Ao professor

“Há muitas coisas que quero, de uma vez por todas, não saber (...). A sensatez estabelece limites mesmo ao conhecimento.” (Nietzsche)   Em tua mente ligeira Ingredientes de saberes E em tuas buscas rotineiras Sabores do conhecimento. Tuas palavras motivadoras Refletem valores fundamentais,…
Poesia

Pequerruchos

Em memória de Aylan Kurdi, o garoto sírio de três anos encontrado morto numa praia da Turquia no dia 3 de setembro de 2015.   Crianças  refugiadas, Tragadas pelas ondas, Severas leis,  tontas, Afogam  desterrados.  Sonhos naufragados, Nas trincheiras do poder, Nas favelas…