Schola Fratrum

História

A Conferência dos Capuchinhos do Brasil (CCB), reunida em assembleia no ano de 2010, diante dos desafios e realidades da formação inicial e das interpelações da Ordem, através da carta Circular do ministro geral: “Reacendamos a chama do nosso carisma”, os provinciais aprovaram a organização da Schola Fratrum.

 

O que é:

É um curso de formação de formadores Capuchinhos, tem como objetivo geral: promover o processo contínuo e formação, auxiliando os formadores na missão da iniciação a nossa forma de vida e identidade Franciscano-Capuchinha, em analogia à iniciação Cristã. A Escola se destina aos atuais e futuros formadores das diferentes etapas do processo formativo, bem como integrantes das fraternidades formativas e do Serviço de Animação Vocacional.

A metodologia proporciona partilha de vida, das experiências e das práticas concreta dos frades formadores, além de uma riqueza de conteúdos, a partir de assessorias qualificadas, que são convidados a colaborar.

A temática mais aprofundada são: A nossa Forma de vida em analogia com a iniciação Cristã; Identidade e valores da vida franciscano-capuchinha; Perfil do formador Capuchinho e das  juventudes de hoje (dos vocacionados e formandos);  Acompanhamento Personalizado e Iniciação nas diversas etapas formativas e na liturgia Franciscana.

 

Calendário

A Schola Fratrum,  tem duas etapas, de 15 dias cada. As edições realizadas, tiveram como local, a Casa de Cursos e Retiros São Leopoldo Mandic em Hidrolândia (GO). A edição foi no ano de 2011 e 2012, tendo 52 participantes, com representação das 12 circunscrições da CCB e da Custódia do Paraguai. A segunda edição, 2013 e 2014, teve a participação de 24 participantes.

Em 2015, a Schola Fratrum , é uma edição especial, para os animadores vocacionais, com o objetivo de aprofundar e partilhar a temática vocacional. Encontro para Animadores Vocacionais das Circunscrições Capuchinhas do Brasil, de 19 a 26 de Julho, na Casa de Cursos e Retiros São Leopoldo Mandic em Hidrolândia (GO). O tema será: Animação Vocacional: novos tempos e desafios.