Franciscanismo

Santa Clara, Doutora da Igreja?

Brasília, 08 de agosto de 2019. No findar do dia, quando o sol está quase se pondo, o trabalhador faz o arremate dos feitos a ele pedidos. Assim, o Conselho Diretor de nossa Família, findando os trabalhos a ele confiado pelos irmãos e irmãs na última Assembleia Geral, ousou encaminhar…
Franciscanismo

Porciúncula: lugar de fidelidade

A Porciúncula é para a Espiritualidade Franciscana o lugar da fidelidade. Naquela pequenina Igreja nasceu o Franciscanismo. Naquela região, planície de Assis, outrora pantanosa, esteve aos olhos de Francisco a Igrejinha solitária denominada Santa Maria da Porciúncula. Hoje, aos…
Franciscanismo

A indigência de Deus

Atualmente há uma diversidade de imagens de Deus no cristianismo, inclusive aquelas que justificam algumas atrocidades sociais como combate até a direitos fundamentais da pessoa humana. Por isso, há uma necessidade de nos perguntarmos ‘quem é Deus?’, ou ao menos, ‘a que Deus…
Franciscanismo

Espiritualidade Franciscana e a idolatria de animais

Nos últimos tempos temos visto uma crescente preocupação com os animais. Grupos são formados, debates enérgicos são realizados nas redes sociais, artistas e ativistas se movem em defesas dos animais. Tudo isso parece partir de uma sensibilidade para com as criaturas. Tal postura…
Franciscanismo

A alegria de Francisco e de todo franciscano

A ALEGRIA DE FRANCISCO E DE TODO FRANCISCANO             São Francisco já no final de sua vida e olhando para toda sua trajetória, deixou no seu Testamento um indicativo da fonte da alegria que nunca o deixou esmorecer, mesmo nos momentos mais…