Comissão para os Bens Culturais

Missão

Conscientizar os Capuchinhos do Brasil sobre a importância dos Bens Culturais e Patrimoniais e desenvolver o sentimento de pertença deste legado cultural.

Objetivos

- Produzir subsídios de normatização para a preservação e acessibilidade dos acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos pertencentes aos freis capuchinhos do Brasil.
- Promover o conhecimento das Normas Canônicas sobre os Bens Culturais Eclesiásticos.
- Capacitar Frades para trabalhar na prevenção, proteção e defesa dos bens culturais.
- Assessorar a organização de arquivos, bibliotecas, museus e centros culturais nas Províncias e Custódias dos capuchinhos do Brasil.

 

A Comissão foi aprovada pela CCB  na reunião de Maio/2014 em Belo Horizonte. Os Ministros Provinciais indicaram confrades que já possuíam formação nesta área ou são responsáveis por arquivos, centros culturais e museus.

A primeira reunião da Comissão aconteceu em São Paulo no dia 31 de novembro de 2014.

Estavam presentes:

Frei Liomar Pereira da Silva, provincial de Bahia – Sergipe, representando a CCB;
Frei Cassiano F. G. Almeida representando a Província do Rio de Janeiro;
Frei Celso Bordignon representando a Província do Rio Grande do Sul;
Frei Marinalvo Caetano de Jesus representando a Província de São Paulo;
Frei Ulisses Bandeira representando a Província da Bahia – Sergipe.

 

Nos dias 06. 07 e 08 de março de 2015 a Comissão se reuniu no Convento da Piedade em Salvador para dar início a elaboração da Cartilha de Educação Patrimonial a pedido da CCB. Nesta reunião compareceu o frei Rubens Gomes representando a Província do Brasil Central.

Na Assembleia da CCB em Maio será apresentada esta cartilha que os atuais membros da comissão elaboraram. Se a mesma for aprovada, será impressa, distribuída e estudada por todos os frades Capuchinhos do Brasil.

Muitas províncias e custódias ainda não possuem um representante na Comissão e este fato dificulta a execução do projeto. Desejamos que os provinciais e custódios indiquem  representantes para fazerem parte da Comissão.