Irmãos Leigos

“E depois que o Senhor me deu irmãos, ninguém mais me mostrou o que eu deveria fazer, mas o Altíssimo mesmo me revelou que eu deveria viver segundo a forma do santo Evangelho” (Test 14).

 

A proposta deste setor da CCB é a de promover a convivência fraterna entre os irmãos das diversas circunscrições e reflexões sobre a dimensão da vida capuchinha do Irmão Leigo, buscando aprofundá-la como uma vocação especifica na Igreja.

 

As circunscrições realizam encontros de irmãos leigos a um bom tempo, os Encontros Nacionais de Irmãos Capuchinhos da CCB só tiveram inicio em 2007, realizado em Hidrolândia - GO.

 

A cada dois anos, e em regiões diferentes os irmãos se reúnem para estudos, com a abordagem de temas em torno da vocação especifica do irmão leigo e em especial no meio franciscano. Na tentativa de alargar a reflexão e também como fruto dos encontros anteriores, buscou-se aprofundar no encontro realizado em fevereiro de 2013 em Porto Alegre,  a dimensão da profissionalização e a dimensão do trabalho,  como parte da vida dos irmãos leigos.

 

Um dos objetivos desses encontros é também falar e apresentar a vocação dos irmãos como uma proposta especifica dentro da Igreja e apresenta-la como um Dom, algo bonito de se viver. Querendo “alargar o espaço de nossa tenda” (Is 54,2), em 2015 acontece o primeiro Encontro Nacional de Irmãos leigos franciscanos do Brasil juntando os Frade Menores, (OFM),  Capuchinhos OFMCap,  conventuais OFMConv e Terceira Ordem Regular  TOR.