Poesia

A Nudez de São Francisco

São Francisco está desnudo De qualquer coisa e de tudo Se despe dos bens e nobreza Assume a carência e a pobreza E se junta ao sem nada e desvalido. São Francisco está despido De toda estabilidade e poder Abre mão do abstrato do saber Se acerca da proposta fecunda E abraça…
Poesia

Por Algum Tempo

Por algum tempo admirarei A bela flor que não mais verei Tão fugaz quanto sua essência Que se vai na breve existência. Por algum tempo curtirei O amigo que logo deixarei Após o encontro fértil e ligeiro Que partiu como forasteiro. Por algum tempo refletirei Sobre a tarefa que assumirei…
Poesia

Rotina de Operário

Lá se vai o operário Com rude vestuário Muito cedo e solitário Sem medo do contrário Como qualquer usuário Toma o ônibus precário Quer chegar no horário Ao seu labor ordinário Fabrica metal e armário Em troca de um salário Tão curto…
Poesia

Seja a Palavra Fecunda

Que a palavra seja madura   Plena de valores e significado Para crescer na alma a ternura Que dá sentido ao que foi pensado. Que a palavra seja ponderada Para educar sobre o não e o sim, Os aspectos de toda caminhada Que norteiam a vida até o fim. Que a palavra seja jovial Prenhe de total vitalidade…
Poesia

Epifania: São Francisco e a ternura do Presépio

Na pacata e simples vila de Greccio   Tomado de cordial reverência e ternura Francisco com o povo e as criaturas Revive a experiência do presépio. Na estreita e rústica gruta do lugar Atraídos pelo Menino de Belém Francisco e seus irmãos ali se detêm Para o Natal…