Tamanho do Texto:
A+
A-

Encontro de Convivência dos Vocacionados ao Postulantado I

18/12/2019 - 01h04

O SAV da Província Nossa Senhora dos Anjos se reuniu neste final de semana (13-15) em Itambacuri/MG. Estiveram presentes os vocacionados que foram acompanhados durante este ano de 2019, e que se encontram aptos para o ingresso no postulado em 2020.

O encontro foi conduzido pelo frei Anderson, atualmente animador vocacional em Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias/RJ, e contou com a presença dos animadores vocacionais de Petrópolis/RJ (frei Adriano), Santa Teresa/ES (frei Flávio), além do frei Alex, responsável pelo SAV Provincial, e frei Vinícius, neo-professo simples.

A temática trabalhada ao longo dos três dias foi da prática da empatia para uma convivência fraterna mais humana e saudável. 

Os jovens vocacionados fizeram a experiência do convívio fraterno, conheceram melhor a realidade da fraternidade, tiveram momentos de lazer e reflexão. Estiveram presentes os vocacionados:
Lucas e Claudionor (Ecoporanga/RJ); Natalino (Rio Bananal/ES); Jean (Mantena/MG); Leandro (Itambacuri/MG); Rodrigo e Gustavo (Rio de Janeiro/RJ).

Alguns momentos marcaram o encontro: 

° O olhar e ver além do que vejo encontrando o outro e encontro a mim mesmo.
°A comunicação como um momento importante para a vida fraterna, o
° Os tipos de comunicação e cuidado no modo de comunicar: O modo de falar pode atrapalhar a caminhada principalmente se a pessoa tem uma fala agressiva, passiva ou manipuladora. O ideal é uma comunicação assertiva aquela onde existe um verdadeiro diálogo. 
° O ouvir para acolher o outro como forma de doação e de atenção àquele que está falando, Ouvir é importante para que aconteça o verdadeiro dialogo quando eu consigo ouvir o outro nao existe mau entendido.
° Por fim a fraternidade é o caminho escolhido por Francisco, e descobre que ela é o caminho para uma verdadeira vocação de frades capuchinhos, aceitando a limitação do outro, acolhendo com dom de Deus na alegria do que o outro tem a ofertar de bom. O descobrir o irmão vamos descobrindo como viver a fraternidade tão sonhada por São Francisco de Assis. 

O SAV está presente em todas as fraternidades da Província e visa auxiliar o jovem em seu caminho de discernimento vocacional. Durante o ano são promovidos encontros vocacionais nas paróquias e específicos sobre o nosso carisma aos interessados em nos conhecer mais de perto. Se você deseja nos conhecer entre em contato com uma de nossas paróquias ou pelas redes sociais. A partir de fevereiro reiniciamos os nossos encontros.

Por: Frei Adriano e Frei Vinícius 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Anderson Teodoro Aguiar Silva (Fraternidade São Serafim de Montegranaro)

Deixar um comentário