Tamanho do Texto:
A+
A-

Na quarentena, comunidades transmitem celebrações ao vivo

21/03/2020 - 20h56
Algumas dioceses pediram a suspensão de celebrações. Diante disso, trabalho da PASCOM ganha a devida atenção.

Nos últimos três dias, a pandemia do Corona Vírus teve importante guinada no Brasil, especialmente em São Paulo. Atendendo a recomendações das autoridades de saúde muitas dioceses suspenderam todas as atividades religiosas, como celebrações eucarísticas e confissões, e indicaram que os católicos acompanhem as celebrações através dos meios de comunicação. 

Diante dessa realidade, muitas paróquias têm requisitado do importante trabalho dos agentes da Pastoral da Comunicação (PASCOM) para realizar estas comunicações. É importante salientar que o trabalho da PASCOM se faz necessário não só em períodos de crise, com a suspensão de atividades religiosas, mas também em tempos de “normalidade pastoral”. Desde 2017 há uma comissão composta por frades e leigos para discutir este trabalho, formando pessoas para o ofício e orientando os frades para a importância de que haja responsáveis por este trabalho nas comunidades. Nas formações é salientado aos leigos que o ofício do comunicador é promover não só uma comunicação factual (como a transmissão de celebrações) mas também missionária, transmitindo a Boa Nova, sobretudo em períodos como este que vivemos, onde a desesperança pode atingir a muitos ("comunicar esperança e confiança no nosso tempo"). 

Agentes da Pascom dos capuchinhos em SP

Transmissão em Cândido Mota - SPListamos abaixo os links para as páginas das nossas comunidades no estado de São Paulo que estão fazendo transmissões neste período. Você tem ainda a oportunidade de assistir a alguma celebração de um frade que não está mais em sua comunidade. Ainda em nossas mídias sociais estamos organizando ações para este tempo de quarentena:

Birigui

Cândido Mota

Piracicaba (transmissão da missa do Seminário São Fidélis via nossa página oficial no Facebook)

Santo André

Santos

Sapopemba

Taubaté

E outras ações especiais nesta quarentena você acompanha pelo nosso Instagram, o Vida de Convento.

Reiteremos os nossos cumprimentos aos profissionais e missionários que estão se arriscando para nos fazer mais próximos de Deus neste momento complicado.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)

Deixar um comentário