Tamanho do Texto:
A+
A-

Curso Franciscano de Verão completa dez anos

26/01/2018 - 17h12
O curso, criado pelo capuchinho Frei José Carlos Pedroso, completa dez anos e é exemplo de elo da família franciscana.

Há dez anos a família franciscana tem um encontro marcado em uma cidade localizada a pouco mais de 200km de São Paulo. É na serra de São Pedro - SP que religiosos, religiosas, leigos e leigas dedicam o mês de janeiro para atender um apelo que ganhou força no Concílio Vaticano II: voltar as fontes.

O Curso Franciscano de Verão completa em 2018 dez anos de existência. Segundo Frei Pedro Cesar Silverio, que esteve na organização da primeira edição em 2008, o curso foi sonhado por Frei José Carlos Correa Pedroso que buscou atender uma necessidade da família franciscana “órfã” após o fim do CEFEPAL, Centro de Estudos Franciscanos e Pastorais para a América Latina, na cidade de Petrópolis – RJ, em 1994. O objetivo do frade capuchinho, falecido em 2015, era que o curso em São Paulo fosse como o realizado no Rio de Janeiro, não só acadêmico, mas também vivencial voltado a franciscanos de todos os lugares do Brasil e da América Latina.

Para Frei Marcos Roberto Rocha de Carvalho, diretor do Centro Franciscano de Espiritualidade de Piracicaba, que coordena o curso, o compromisso fraterno para uma formação mais concisa, amadurecida com a realidade do mundo em que vivemos, é o que direciona a equipe do curso nestes dez anos.

Há uma década franciscanos da América Latina voltam as suas origens e assim buscam viver melhor a sua vocação. Que os seguidores de Francisco e Clara nunca deixem de sentir a sede de beber das fontes dos pobrezinhos de Assis.

Depoimentos de alguns alunos:

“Somos privilegiados. Num mundo conturbado o Curso Franciscano de Verão, além de um aprendizado especializado, é uma pausa restauradora com o convívio fraterno.” Marcos Pereira, OFS.

“O Curso de Verão me proporcionou uma oportunidade sólida de estudos e vivência agradabilíssima da fraternidade.” Frei Bernardo Vitório, OFMConv.

“Saio do Curso agradecida, com uma ‘nova luz’, confirmando-me em minha vocação franciscana e dando-me chaves para compreender melhor Francisco e Clara”. Irmã Maria Ofélia Nery Façanha, Franciscana Missionária de Maria.

“O Curso Franciscano de Verão nos questiona franciscanamente.” Frei Neuzimar Campos, OFM.

“O Curso é enriquecedor pelas temáticas franciscanas que foram abordadas, além da presença das diferentes congregações partilhando o carisma. Sinto-me mais fortalecida e convicta dos valores sólidos que temos para vivenciar.” Irmã Acélia, Franciscana da Penitência e Caridade Cristã.

“O Curso Franciscano de Verão é lugar de revigorar a espiritualidade e a partir do estudo ser capaz de dar um melhor direcionamento a caminhada.” Frei Plínio Lukian, OFMCap.

“O Curso foi par mim soma de conhecimentos, desconstrução de pensamentos, abertura de horizontes e desejo ardente de novas buscas.” Irmã Terezinha, Franciscana do Senhor.

“O que ficou em mim? Que todos somos “frades” convidados a viver a identidade da “fraternitas” e fazer memória sempre de onde viemos, viver a intuição inicial. Um grande abraço, e obrigado por tudo!” Irmã Celeste,  Clarissa Franciscana Missionária do Santíssimo Sacramento.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)

Maria auxiliadora costa alves
13 de fevereiro de 2018
Paz e bem Gostaria de argumentar um curso sobre a espiritualidade franciscana para os irmãos da O F S , e que seja a distancia Sou ministra tenha muitas cobranças por formação . pAZ E BEM
Keyla Camargo
11 de fevereiro de 2018
Paz e Bem! A coordenação já tem a data do curso franciscano de verão 2019? Com gratidão, keyla
Deixar um comentário