Tamanho do Texto:
A+
A-

Quinta-feira Santa em casa #5

Publicado por Frades Capuchinhos de São Paulo | 08/04/2020 - 23:17

Como podemos celebrar a Semana Santa partir de casa, sem risco de contágio ou contaminação do Covid-19? Será uma situação nova até para nós, religiosos.

QUINTA-FEIRA SANTA:

Sentido litúrgico: abertura do Tríduo Pascal (liturgia vesperal) e síntese de todo o Tríduo

  1. Ao cair da tarde ou início da noite, reunir a família ao redor da mesa para o jantar, ao recordar a Páscoa do Senhor – nossa Páscoa. Iniciar com um canto próprio (Ex.: “Nós nos gloriamos na cruz”, “Todos nós devemos gloriar-nos na cruz”, “Eu vos dei o exemplo”, “Eu vos dou um novo mandamento”).  
  2. Recorda-se a vida, especialmente: Quais os sinais da Páscoa que evidenciamos em nossas vidas e na vida do mundo desde a última Páscoa que celebramos? Segue-se as leituras bíblicas da Missa da Ceia: Ex 12,1-8.11-14 (a primeira Páscoa como sinal da libertação da escravidão no Egito); 1Cor 11,23-26 (a segunda Páscoa, em Cristo, como reconciliação da Nova Aliança) e Jo 13,1-15. Pode-se comentá-las a partir do sentido de cada passagem (cf. as alusões acima, feitas em cada citação);
  3. Após a refeição (ou antes), pode-se fazer o gesto do lava-pés, no sentido do compromisso de todos com a herança confiada por Jesus: o mandamento novo do amor – vida e missão de cada dia;
  4. Após a refeição faz-se uma oração espontânea de agradecimento a Deus e, na sequência, todos, sugestivamente, pela recordação da 1ª leitura (Ex), podem levar uma pequena cruz e fixá-la na porta de entrada da casa (lado externo – no batente ou no alto da porta), como sinal da marca cristã da Páscoa, sempre vivida no seio da família: Cristo é o Cordeiro Pascal!

Baixe a imagem abaixo e envia para os amigos:

 

Sobre o autor
Frades Capuchinhos de São Paulo

“E depois que o Senhor me deu irmãos, ninguém me mostrou o que eu devia fazer, mas o próprio Altíssimo me revelou que eu devia viver segundo a forma do santo Evangelho” (Testamento de São Francisco de Assis, 14).