Tamanho do Texto:
A+
A-

Domingo de Ramos em casa #1

Publicado por Frades Capuchinhos de São Paulo | 03/04/2020 - 20:50

Como podemos celebrar a Semana Santa partir de casa, sem risco de contágio ou contaminação do Covid-19? Será uma situação nova até para nós, religiosos.

Começamos aqui os nossos materiais diários preparados por nossos frades liturgistas, recordando o importante sentido da Igreja Doméstica. Nos aproximamos do Domingo de Ramos. Como podemos celebra-lo em casa com nossos familiares ou, se você estiver sozinho, através de video chamada? 

DOMINGO DE RAMOS:

Sentido litúrgico: Celebrar o reconhecimento de Jesus como o Messias-Senhor (Ramos) e o seu triunfo sobre o mal e a morte (Paixão)

Para a liturgia doméstica (a sequência a seguir compõem uma única celebração): 

  • Preparar sobre um móvel (as pessoas ao redor): a Bíblia (para a leitura do Evangelho); o Crucifixo (se houver, também, um ícone ou estampa com a entrada de Jesus em Jerusalém); um recipiente com ramos (de palmeira, oliveira, alecrim ou outro verde disponível); um recipiente com uma muda de planta, pronta para ser plantada em um jardim, quintal ou vaso (pode ser uma planta frutífera ou  medicinal, de preferência, pelo sentido de ambas);
  • Reunidos, pode-se entoar um canto apropriado de abertura (Ex.: “Hosana ao Filho de Davi”; “Tu és o Rei dos Reis”);
  • Breve partilha sobre a disposição de cada um viver esta semana, com o sentido dela;
  • Alguém proclama o Evangelho da “Entrada de Jesus em Jerusalém” – para este Ano A: Mt 21,1-11
  • Após a proclamação, uma breve partilha sobre como acolher Jesus hoje, que passa em nosso caminho, em nossa história;
  • Fazer preces espontâneas e rezar o Pai-Nosso
  • Concluir com o plantio da muda de planta, em sinal de compromisso com o cultivo da vida e os cuidados para com ela: a Páscoa de Cristo é vida para o mundo!

 

Fixar no portão ou entrada principal da casa, de forma visível, um ramo atado com uma fita vermelha (cor litúrgica do dia), como sentido da vitória de Cristo, a nossa vitória (sentido do símbolo para a liturgia)

 

Salve a imagem abaixo e proponha para mais pessoas essa iniciativa:

Sobre o autor
Frades Capuchinhos de São Paulo

“E depois que o Senhor me deu irmãos, ninguém me mostrou o que eu devia fazer, mas o próprio Altíssimo me revelou que eu devia viver segundo a forma do santo Evangelho” (Testamento de São Francisco de Assis, 14).