Tamanho do Texto:
A+
A-

3 mulheres na vida de São Francisco

Publicado por Frades Capuchinhos de São Paulo | 08/03/2018 - 09:54

No Dia Internacional da Mulher conversamos com irmã Sonia Lunardelli, que é terciária capuchinha. Ela conta para nós, brevemente, a história das três mulheres que tiveram importantes papéis na vida de São Francisco de Assis:

1. A MÃE DE SÃO FRANCISCO

São Francisco viveu a intensidade do amor de mãe, o amor do cuidado, da compreensão, da prece, das lições ensinadas, da cortesia e da ternura, múltiplas virtudes maternas. Sua mãe, Pica Bourlemont, tem origens francesas. “A sua grande ligação espiritual a Maria, mãe de Jesus, é mais um sinal do seu particular respeito e amor pelas mães de todo o mundo. Era frequente usar a relação materna em geral, como exemplo de Amor nos seus diálogos e pregações.”
 

 

2. CLARA DE ASSIS
Foi Clara de Assis a primeira mulher que compreendeu a mensagem e a forma de vida de Francisco e percebeu que a mulher também poderia ser atuante na revolução do Evangelho. Ele a tratou como alguém que tem liberdade, capacidade de tomar decisões e o direito de escolher seu estilo de vida. Uma atitude revolucionária em sua época, onde os pais que determinavam quais filhas se casariam e quais iriam para o convento.

É impossível falar da história de São Francisco sem passar por Santa Clara.
 

JACOBA DE SETTESOLE
Esta mulher viveu uma relação de profunda amizade com São Francisco.  Jacoba era nobre, rica e caridosa, dividindo virtudes e bens.

A grande amizade foi cultivada da vida até a morte. A grande amiga esteve presente no momento da morte de Francisco, sua partida para a eternidade... no momento da passagem de São Francisco, Jacoba trouxe o doce preferido dele, um Mostachole, e a túnica com os panos que prepararam o seu sepultamento. Esta grande amiga foi testemunha da manifestação de Deus na vida do pobrezinho de Assis, vendo as chagas em suas mãos.

No dia da mulher, precisamos aprender com São Francisco que o ser humano, masculino e feminino, vive na mãe, na esposa, na irmã... na mulher. Coloquemos sob as asas da proteção e do amoroso cuidado todos os que formaram e formam a sua bela família, a fraternidade.

É preciso lutar contra os casos de violência, machismo e tantas problemáticas que assolam suas vidas. Feliz dia da mulher!

Sobre o autor
Frades Capuchinhos de São Paulo

“E depois que o Senhor me deu irmãos, ninguém me mostrou o que eu devia fazer, mas o próprio Altíssimo me revelou que eu devia viver segundo a forma do santo Evangelho” (Testamento de São Francisco de Assis, 14).