Tamanho do Texto:
A+
A-

Postulantes fazem experiência de eremitério

10/04/2019 - 18h42

O carisma franciscano é sinalizado pela vida apostólica e pela vida eremítica. O apostolado se dá na itinerância, na vida missionária/pastoral e nos diversos trabalhos que o frade possa exercer. Já a vida eremítica se apresenta como o lugar do encontro com Deus, o espaço da oração e contemplação. Eremitério é, realmente, um lugar ermo que se pode fazer a experiência de Deus.

A Ordem dos Frades Menores Capuchinhos surge como REFORMA dentro da vida Franciscana com o intuito de voltar ao genuíno espírito do nosso santo fundador, Francisco de Assis. Esse que vive uma vida de fraternidade, na simplicidade, pobreza, itinerância e ao serviço dos mais necessitados, que no seu tempo eram os leprosos. E, por outro lado, buscava sempre lugares distantes para a experiência de Deus na oração e contemplação. Lugares esses que são chamados de eremitérios.

Os primeiros Frades Capuchinhos buscaram na pobreza e simplicidade dos pequenos conventos, na itinerância e mendicância e no serviço aos empestados (peste negra ou febre bubônica que matou diversos naquele tempo) viverem a fidelidade ao carisma apostólico que abraçaram. E, nos pequenos conventos, normalmente construídos na simplicidade e a alguma distância das cidades, para poderem, em fraternidade, viver o encontro com Deus na oração mental ou contemplação e, assim, serem fiéis ao carisma eremítico que se propunham.

Assim, a reforma capuchinha deu continuidade e se tornou um dos três ramos da primeira ordem franciscana (formada pelos Frades Menores Conventuais, Frades Menores e Frades Menores Capuchinhos) com o genuíno espírito de Francisco que na oração e experiência de Deus encontrava e se abria aos outros na vida fraterna e na compaixão e misericórdia para com os necessitados.

Por isso, nós Frades Menores Capuchinhos, devemos sempre manter nosso espírito de ordem “Sempre em Reforma” e atualizar nosso modo de vida para respondermos aos clamores do nosso tempo. Hoje, cada fraternidade e cada frade deve buscar a fidelidade e criatividade ao nosso carisma na dimensão da vida eremítica com nosso modo de oração contemplativa que chamamos de oração mental e encontrar tempos propícios para as experiências de eremitério. Esses que não são algo a mais na vida religiosa franciscana capuchinha, mas faz parte da sua essencialidade.

Nesse ardente desejo de encontro consigo mesmo, com Deus para a abertura cada vez maior aos irmãos da fraternidade e aos irmãos e irmãs mais necessitados, além de a toda a criação, os postulantes do Segundo Ano (Matheus, Taynan e Túlio) da Fraternidade São Francisco de Assis de Águas Lindas de Goiás, GO, fizeram dois dias de experiência de eremitério. Nesse período puderam refletir, junto com Frei Klenner, sobre a nossa forma franciscana de contemplação e o que é a oração mental, mestre dos frades. E, a partir do encontro com o Cristo da espiritualidade Franciscana: pobre no presépio, humilde na eucaristia, caridoso na entrega da cruz e que é tocado na carne de cada pobre e marginalizado; puderam viver a experiência eremítica. Essa aconteceu nos dias 08 e 09 de abril nos eremitérios das Irmãs Franciscanas da Divina Misericórdia em Cocalzinho, GO.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Klenner Antonio da Silva (Fraternidade São Francisco de Assis - Águas Lindas-GO)

Deixar um comentário