O espírito do Senhor e você

A sua vocação

Agora que você já sabe bastante bem o que é um frade capuchinho, chegou a hora de perguntar diretamente a você mesmo: O que Deus quer de mim? Por que me pôs nas mãos este livrinho? Você já não é mais uma criança, e deve ter percebido como o mundo em que nós vivemos é, ao mesmo tempo, maravilhoso e cheio de problemas. Você também já deve ter consciência de tem que encontrar o seu lugar no mundo, não só para aproveitar tudo que ele pode apresentar para você se realizar, mas também para dar a sua contribuição, uma contribuição que mais ninguém vai fazer no seu lugar.

Um mundo dividido

É fácil a agente perceber que está em um mundo cheio de divisões: Enquanto alguns estão na rua, porque nem têm onde morar, outros têm sobra de espaço e de recursos em amplas mansões. Enquanto um grande número nem sabe ler e escrever, porque não tem possibilidade de ir à escola, outros estão entusiasmados prestando os seus vestibulares, tirando diplomas universitários ou até indo estudar em outros países. Enquanto alguns são bem recebidos em qualquer lugar, outros são rejeitados ou humilhados por causa de sua cor, de sua raça, da origem de seus pais, ou da sua falta de dinheiro. Você deve ter sentido que temos divisões entre os homens e mulheres que, muitas vezes, têm de passar por riscos e humilhações, apesar de serem tão humanas quanto os homens. É claro que você, que não vive com a cabeça nas nuvens, já deve ter perguntado muitas vezes: Pôr que isso, meu Deus? Nós não somos todos irmãos e vossos filhos e filhas? Depois de já ter lido tudo o que já vimos neste livrinho, acho que você também terá vontade de dar a vida para que os pobres vivam sua dignidade de filhos de Deus. O próprio Deus cuida disso, como sempre o fez. Mas Ele está precisando de você para ajudá-lo a levar o seu bem a muitas pessoas de quem Ele tem que cuidar.

Você e a espiritualidade

Uma das primeiras coisas que você vai ter de aprender cultivar é a sua espiritualidade. Isto é, você precisa lembrar que, embora sejamos sempre limitados pelo nosso corpo ao lugar e ao tempo em que vivemos, nós também somos espírito, um espírito que se abre para o mundo inteiro, para a história. Como é que você usa o seu espírito? Mesmo sendo jovem, você certamente já começou a usar o seu espírito e já tem uma visão ampla das coisas, até da vida e da morte. Pois é importante você se lembrar de que o seu espírito é guiado pelo Espírito de Deus, que nunca força nada, mas está sempre presente para sugerir a você os melhores caminhos. Ter uma espiritualidade é ir formando, pouco a pouco, uma maneira própria de ver todo o mundo, de colocar cada pessoa e cada coisa dentro de uma visão que você partilha com Deus. Em todos os povos e em todas as religiões, há muitas propostas de espiritualidade, que qualquer um de nós pode aproveitar. Estamos propondo a você a espiritualidade do Evangelho. Mas, como os frades capuchinhos, você pode escolher o caminho bonito da espiritualidade franciscana, que Deus deu à Igreja através de São Francisco e Santa Clara de Assis, e que já santificou tanta gente nestes últimos oitocentos anos. Você também pode ser mais um como eles. É você mesmo quem vai decidir como quer que a sua espiritualidade seja desenvolvida através de toda a sua vida. Assim você vai ter uma visão cada vez mais ampla do mundo e vai poder ser cada vez mais feliz, sabendo que vai estar sempre trilhando um caminho novo.

Você e a oração

Quem vive uma espiritualidade, está em um relacionamento contínuo com Deus. Isso é viver uma vida de oração. É claro que você aprendeu a rezar desde muito pequeno, e sabe acompanhar as pessoas, quando rezam, oferecer o seu dia de manhã, agradecer antes de dormir por tudo que viveu, e já deve ter dito muitas coisas bem suas, muito do seu coração e usando o seu jeito de falar para esse Deus que é Amor. Seja qual for o sentido que você quiser dar sua vida, a oração sempre vai ser a coisa mais importante dentro dela, porque vai expressar quem você é diante de Deus. Se sentir que Deus está querendo que você seja um frade, significa que está abrindo a você um caminho especial de oração. Isso não quer dizer passar o dia inteiro rezando, sem fazer outras coisas. Jesus disse que não adianta dizer "Senhor, Senhor!" e não fazer a vontade de Deus. Uma pessoa orante de verdade está rezando até quando está dormindo, porque todo o sentido de sua vida está em Deus. Mas tem também a alegria de conversar com Ele a sós e junto dos outros frades, porque Deus é o pai e a mãe de nossa família que nunca mais vai ter fim. Se você for frade, é para ser dos melhores. Você vai ser um homem de oração profunda, que vai marcar sua vida e atividades. Viver a oração é ter uma consciência cada vez maior de que Deus está conosco, acompanha e guia os nossos passos, ajuda-nos a fazer tudo com muita consciência e com muita alegria.

Você e os estudos

Conhecendo um pouco melhor São Francisco e Santa Clara, você vai ver que eles não puderam freqüentar escolas como as do nosso tempo, mas foram estudiosos profundos pelo que conheceram de Bíblia, pelo que aprenderam com os que, já no seu tempo, sabiam fazer da teologia (o conhecimento de Deus) uma proposta de vida. Também ficará sabendo que a família franciscana sempre teve, desde o começo, frades como Santo Antônio e São Boaventura, que vieram a ser reconhecidos como mestres pela Igreja. Os frades, mesmo estando no meio dos mais pobres, têm que apresentar com segurança a Palavra de Deus e a direção que ela nos dá no mundo difícil em que vivemos. Hoje em dia, em nosso país, cada vez mais pessoas estudam e percebem como precisam estudar para poder estar à altura dos desafios sempre novos que são apresentados tanto no mundo do trabalho como no mundo do relacionamento com as pessoas. Se você se tornar um frade capuchinho, vai perceber que, para estar melhor a serviço dos outros, terá que se preparar com seriedade. No mundo de hoje, um frade, como todas as outras pessoas, precisa estar sempre lendo coisas novas, não só para não ficar para trás: também para ajudar a abrir caminhos novos. Quando Deus nos deu a vida, deu-nos também a responsabilidade de cuidar de nosso corpo e de nossa alma, do nosso espírito e da nossa cultura.

Você e o mundo

Você não veio a este mundo por acaso. Também não veio por acaso a este país e a este tempo. Foi Deus quem colocou você aqui, para aproveitar bem todas as oportunidades mas também para ajudar as outras pessoas que parecem ter tido menos oportunidades ou parecem não saber como aproveitá-las. Todos nós temos uma responsabilidade diante das injustiças que se cometem cada dia contra as pessoas e mesmo contra todas as outras criaturas. E é incrível o que cada um de nós pode fazer, mesmo sem ser uma pessoa importante, dessas que ocupam altos cargos. Mas se você for um frade capuchinho, vai ver como a espiritualidade cultivada pela grande família dos seguidores de São Francisco e de Santa Clara de Assis tem um caminho em que, em conjunto, podemos dar uma contribuição enorme para que o mundo em que vivemos seja cada vez mais um mundo de justiça e de paz para as pessoas. Você vai ver como Deus está atento a todos esses problemas e age no mundo através da gente.

Você e você mesmo

Você já pensou um pouquinho sobre quem é você mesmo? Quando você era pequenino, diziam: é o filhinho de fulano e fulana. Durante muito tempo, você foi conhecido o filho de seu pai, o irmão de algum de seus irmãos ou irmãs. Pode ser que depois tenham passado a dizer o seu nome, mas explicando: É aquele que estudo em tal colégio, que está em tal classe. Ou: é aquele que trabalha em tal lugar. Você é conhecido (e você mesmo se apresenta) como membro de uma família, participante de um grupo ou de uma paróquia, por exemplo.Ou como aluno de tal professor ou professora. Já foi até namorado desta ou daquela moça. Mas, quem é você de verdade? Você sabe que é tudo isso, mas não é só isso. Vou perguntar de outro jeito: Quando Deus fez você, qual teria sido o sonho dele? Será que o sonho de Deus é só para a gente fazer isto ou aquilo nesta vida, para a gente ser o filho, o irmão, o marido, o pai de alguém? Que será que Deus sonha a seu respeito para sempre? Será que tudo que dizem de você é verdadeiro? Será que tudo que você pensa sobre você mesmo é verdadeiro? Será que tudo que você já sonhou fazer ou ser é verdadeiro? Pois olhe. Você vai ficar certo de uma coisa: você só vai descobrir, pouco a pouco, tudo que você é e pode ser na medida em que você se abrir para Deus. Para você se abrir para Deus, não precisa ser frade, mas isso também pode ajudar. E muito.

Você e sua decisão

Escrevemos este livrinho para você. Para você que é jovem e está decidindo os rumos da sua vida. Achamos que, de qualquer jeito, ele vai ser bem útil para você. Mas também fizemos uma proposta: de você ser um frade franciscano capuchinho. Também é uma proposta importante. Pode estar aí o sentido de sua vida. Mas também pode ser que, mesmo levando muito a sério, diante de Deus, a vida que Ele lhe deu, você ache que sua vocação não é para ser frade capuchinho. Isso você tem que resolver diante de Deus. Até com a ajuda e o conselho de outras pessoas, mas a decisão é sua. Em todo caso, queremos deixar claro que, se você se decidir a ser um frade capuchinho, o compromisso não vai ser de uma hora para outra. Os frades vão ajudá-lo a ir dando pouco a pouco os passos que parecerem oportunos, até que você possa realmente dizer a Deus e a todo mundo que você decidiu ser um frade franciscano capuchinho. Para sempre.