Tamanho do Texto:
A+
A-

JPIC prepara Fórum Social em São Paulo

16/04/2019 - 11h58

Aconteceram vários momentos formativos sobre a Campanha da Fraternidade “Fraternidade e Políticas Públicas” em nossa paróquias e conventos, durante os meses de fevereiro a abril, organizados pela Comissão JPIC da Província de São Paulo, em preparação ao I Fórum de Agentes das Entidades e Pastorais Sociais da Província, a acontecer em maio, em Piracicaba. 

14 de fevereiro, tivemos uma noite de formação na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Dracena, com a participação de cerca de cem pessoas; 26 de fevereiro, a formação aconteceu na Paróquia Santo Antônio da Vila Alpina, em Santo André; 9 de março, 60 pessoas participaram da tarde de formação no Seminário Seráfico São Fidélis, em Piracicaba, sobre Fraternidade e Políticas Públicas. Esta formação foi em nível diocesano, com a parceria da comissão JPIC dos capuchinhos e a Pastoral de Fé e Política da Diocese, tendo como agir a revisão do Plano Diretor da cidade; 20 de março, a formação sobre Fraternidade e Políticas Públicas foi na Paróquia São Francisco de Assis, em Penápolis, onde, mesmo com a forte chuva, contamos com cerca de 35 participantes, inclusive de outras paróquias; 23 de março, em Piracicaba, na Igreja dos Frades (Sagrado Coração de Jesus), refletimos em várias celebrações sobre Fraternidade e Políticas Públicas, com a distribuição de 2 mil panfletos, realizando também uma roda de conversa sobre o tema. 

Está previsto ainda, em maio, uma formação na Paróquia Imaculada Conceição, em São Paulo. Tem sido um processo muito frutuoso, contando com grande acolhida dos frades de nossas paróquias e conventos e interesse das comunidades em geral. 

Ao mesmo tempo que há muitas dúvidas e desencontro de informações sobre Fé e Políticas Públicas, várias pessoas tem se sentido interpeladas em compreender melhor e participar de uma transformação social, diante do vergonhoso desmonte de direitos no Brasil e a vergonhosa proposta de Reforma da Previdência, em que os pobres pagam a conta, para garantir os juros abusivos e injustos da dívida pública aos bancos! Ressaltamos ainda que outras várias paróquias e conventos já tinham agendado uma formação da Campanha da Fraternidade anteriormente, de igual modo vindo de encontro a este processo.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Marcelo Toyansk (Fraternidade do Postulantado)

Deixar um comentário