Tamanho do Texto:
A+
A-

ADMISSÃO AO POSTULADO II INTERPROVINCIAL

16/02/2017 - 21h41

Num clima de alegria e fraternidade, 10 postulantes de nossa Província, que terminaram o primeiro ano de formação inicial na Fraternidade São Francisco, em Sobral – Ceará, foram admitidos ao segundo ano do Postulado, desta vez junto com outros 13 postulantes das Províncias Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil (PRONEB) e Nossa Senhora da Piedade (PROBASE).

O rito de abertura e de acolhimento dos 23 postulantes foi realizado na Capela da Fraternidade Capuchinha de Bom Conselho – PE (PRONEB), às 10:00h, com a presença dos freis componentes da Fraternidade local: Frei Cícero, Guardião, da PROBASE; Frei Henrique, Vice-guardião e Vice-formador, da PROCEPI; e Frei Roberto Holanda, Formador e Ecônomo, da PRONEB, que é o responsável mais direto pela turma. Também participaram: Frei Franklin Diniz, Ministro Provincial da Província anfitriã (PRONEB), que presidiu o momento, o qual estava acompanhado de Frei Igor Luna, Secretário Provincial, e Frei Tiago Santos, Conselheiro; Frei Cristóvão, representando o Ministro Provincial da PROBASE; acompanharam-no Frei Rafael e Frei Romário; e Frei Aloísio, Conselheiro da PROCEPI. Da nossa Província, foram acolhidos: Antônio Luís (de Porto-PI), Jhonatas (de Teresina-PI), Paulo Eduardo (de Timon-MA), Salatiel (de Mauriti-CE), Aureliano (de Canindé-CE), Rodolfo (de Beberibe-CE), Joab (de Boa Viagem-CE), Rafael (de Aracoiaba-CE), Luís Henrique e Rubén Breno (de Horizonte-CE).

Nas falas de Frei Franklin, Frei Cristóvão, Frei Aloísio e Frei Tiago, durante a celebração de abertura, foi lembrado e ressaltado aos jovens postulantes que deveriam vivenciar plenamente este tempo, que é uma fase no processo de Iniciação na Ordem, para que se tornem autênticos frades capuchinhos; também que é um tempo de graça que Deus concede, e que por isso mesmo, deve ser bem aproveitado; que devem se imbuir bem do espírito capuchinho, para que a formação lhes seja eficaz.

Depois do rito de abertura, e do almoço fraterno que se seguiu, às 14:00h, Frei Franklin convocou e presidiu uma breve reunião com os representantes das três Províncias, junto com os frades da Fraternidade local, e os Freis Igor e Tiago, que o acompanhavam. Nesta reunião, ele agradeceu à Fraternidade pela disposição em conduzir o segundo ano do Postulado, em âmbito interprovincial. Lembrou que a Fraternidade de Bom Conselho deixa de ser noviciado, e, portanto, faz-se necessário mudar a “fragrância” ali presente. Ressaltou e apelou em favor do acompanhamento personalizado; e colocou nas mãos da Fraternidade a responsabilidade por este acompanhamento e pelas decisões quanto ao desempenho de cada postulante. Lembrou que é importante envolve-los nas pastorais, num programa integrado com a Paróquia; que a “unidade” da equipe formativa, a sintonia no empenho formativo, é muito importante, e que, para isto, devem estar sempre conversando e combinando as decisões.

Foi destacado ainda que é importante: proporcionar a convivência dos postulantes com as freiras (Franciscanas de Nossa Senhora de Bom Conselho) que moram ao lado do convento; proporcionar momentos de esporte; valorizar os talentos dos postulantes; ajudar a pensar quais as motivações que os levam adiante, se é a história antiga dos capuchinhos apenas, ou os capuchinhos reais que fazem a história acontecer agora; dar atenção à devoção a Frei Damião; na medida do possível, possibilitar a participação, ao menos de alguns, no Postulinter; trata-los como pessoas que já sabem o que querem, e não infantiliza-los; imprimir uma característica franciscana que seja assimilada por cada um; trabalhar um pouco mais a oração, inclusive indo além do breviário, e a espiritualidade, de modo a entenderem e assimilarem que a nossa é completa; promover o espírito de interprovincialidade, lembrando que a Fraternidade não é só da PRONEB, mas, por assim dizer, das três Províncias.

Por fim, devemos dar graças a Deus pelas vocações que Ele tem suscitado para nossas Províncias. Desejamos que o bom Deus conduza para o crescimento humano e espiritual estes jovens postulantes.

Frei Aloísio, Secretário.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Aloísio Alves Albuquerque (Fraternidade Coração de Jesus)

Deixar um comentário