Tamanho do Texto:
A+
A-

Frei Moisés: uma vida dedicada à Formação e à Missão!

16/05/2020 - 11h17
Frade Capuchinho vítima do COVID-19 deixa sua vida como legado para a Vida Religiosa Consagrada.

Compositor, escritor, educador, construtor, contemplativo e sobretudo um zeloso missionário, essas eram algumas características de Frei Moisés Siqueira Moraes, que na última sexta-feira, dia 15/05/2020, partiu rumo a casa do Pai vítima do COVID-19. A seguir apresentamos os dados biográficos deste frade capuchinho que muito zelou por sua vida religiosa consagrada e hoje é um legado para toda a Ordem Capuchinha.

Frei Moisés Siqueira Moraes (1933 - 2020)  

Nasceu no dia 10 de janeiro de 1933, em Altos, no estado do Piauí. Entrou no Seminário em 1946 e foi admitido ao Noviciado em 1954. Fez sua profissão simples no dia 19/01/1955, em Guaramiranga-CE, como Frei Graciano Maria de Altos, posteriormente retornando para seu nome de batismo. Foi ordenado Diácono no dia 24/09/1961, em Parnaíba-PI, e Presbítero no dia 30/11/1961, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Fortaleza-CE.

Foi professor de Português, História, e História da Igreja no Estudantado Capuchinho em Parnaíba e no Ginásio Julio Holanda em Guaramiranga. Exerceu na Província diversos cargos, como Diretor do Pré-Seminário de Juazeiro do Norte, Diretor do Seminário Seráfico de Messejana, Mestre de noviços e postulantes, Diretor dos Estudantes Capuchinhos. Foi Pároco em Guaramiranga, Teresina e Parnaíba.

Por várias vezes foi Conselheiro e Definidor da Vice-Província e da Província Capuchinha do Ceará e Piauí. Idealizador e construtor da nova Residência Missionária em Lagoa de São Francisco/PI. Foi diretor da Escola São Francisco (Parnaíba/PI) e do Colégio Seráfico (Fortaleza/CE).  Em 1998, foi chamado para coordenar a Secretaria de Evangelização e Missão da Província. De 2001 a 2003 ajudou na formação dos postulantes e noviços em Moçambique. Depois de retornar da Missão continuou servindo a Província como formador dos postulantes em Juazeiro do Norte e atuante nas Santas Missões Populares. Depois de residir em Sobral, Guaramiranga e Pirambu, passou a morar na Cúria Provincial, onde exerceu a função de confessor no Santuário Sagrado Coração de Jesus, serviço que desempenhou com muita dedicação até o fim de sua vida.

Frei Moisés é autor de vários escritos, entre os quais estão O Rosto Missionário da Igreja no Piauí, História dos Capuchinhos do Ceará e Piauí, A Oração Pessoal e Comunitária, e diversos opúsculos. Como músico, é o compositor de Hinos de Padroeiros, melodias de Antífonas e Hinos da Liturgia das Horas, cantos para refeições, etc

No dia 15 de maio de 2020, depois de alguns dias internado no Hospital Regional Unimed, em Fortaleza, para tratar de problemas respiratórios causados pela Covid-19, Frei Moisés fez sua partida rumo a casa do Pai, onde agora contempla eternamente a Liturgia Celeste.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Eduardo Janderson (Fraternidade Coração de Jesus)

Deixar um comentário