Franciscanismo

Primeira Admoestação - a) O Texto

Ad 1 - O CORPO DO SENHOR a) O texto Estamos diante de uma Admoestação significativa para todos os franciscanos e admiradores de São Francisco de Assis. Aqui se encontra o modo ‘católico’ dos primeiros frades. Por que dizer ‘Católico’? Pois precisamos entender que naquele período em que nasceu o movimento…
Franciscanismo

Introdução às Admoestações de São Francisco

Vamos entrar no maravilhoso mundo da espiritualidade franciscana. Quando lemos ou assistimos a um filme sobre a vida de Francisco de Assis, sentimos interiormente uma admiração, talvez um desejo profundo de experimentar o que viveu. Mesmo estando mais de oito séculos distantes da Assis da época…
Franciscanismo

A misericórdia na visão Franciscana

Introdução   Em Francisco de Assis, a misericórdia tem um alcance extraordinário. Refere-se, sobretudo, ao amor-compaixão que abarca o ser humano e todas as criaturas. É a expressão singular daquela ternura que supera os muros e as fronteiras do mundo egocêntrico. É algo que afeta e atinge o outro na sua totalidade.…
Franciscanismo

A Misericórdia na história e na vida dos frades Capuchinhos

“Foi assim que o Senhor concedeu a mim, Frei Francisco, começar a fazer penitência: como eu estivesse em pecado, parecia-me sobremaneira amargo ver leprosos. E o Senhor me conduziu entre eles, e fiz misericórdia com eles. E afastando-me deles, aquilo que me parecia amargo se me converteu em doçura…
Franciscanismo

Visão do feminino em São Francisco de Assis

  O tema do feminino em São Francisco, visto de um primeiro momento, pode ser uma resposta pessoal – psicológica. Trata da mulher conforme a experiência que todo homem faz em si, as dimensões femininas, quando se refere ao equilíbrio arquetípico de anima e animus. Assim, o feminino em São Francisco se revela…