Necrologia

Selecione o Mês:

FREI FIDÉLIS DE SÃO LUIS (José Correa)

08/10/1905
08/02/1940

Em 1923 passou do colégio Santo Antônio de Canindé para o Seminário Seráfico da província da Lombardia. Lá vestiu o hábito capuchinho e, no dia 15 de agosto de 1925, fez sua profissão religiosa na Ordem Capuchinha. Completados os estudos filosóficos e teológicos foi ordenado sacerdote aos 05 de agosto de 1934 pelo Beato Cardeal Ildefonso Schuster.

Em 1935 regressou ao Brasil, animando de esperança a Missão do norte do Brasil. Apesar de sua saúde precária, dedicou-se com entusiasmo à desobriga em Imperatriz-MA por três anos, sendo transferido em 1939 para Presidente Dutra-MA, como missionário itinerante. Depois de uma pregação em Codó-MA foi lhe aplicada uma injeção que causou uma infecção generalizada no seu organismo. Chegando a Barra do Corda-MA após uma viagem cheia de aventuras em pleno período das chuvas, não lhe valeram os cuidados dos co-irmãos e do médico do lugar. Depois de poucos dias voou para o céu para receber a recompensa de seu curto, porém generoso apostolado no meio dos últimos e pequenos.

Faleceu aos 35 anos de idade.

FREI ALEIXO DE FORTALEZA (Possidônio dos Santos)

17/05/1870
16/02/1955

Oriundo da Ordem Terceira de Fortaleza foi acolhido na Ordem Capuchinha já com 39 anos. Fez o noviciado em Canindé-CE, onde professou no dia 10 de março de 1910. Foi enviado para Belém-PA como auxiliar nos serviços fraternos e em seguida para Santo Antônio do Prata e Ourém no Pará onde também foi assistente dos alunos do colégio, sendo estimado por sua bondade e humildade.

A recém-criada Prelazia de Grajaú-MA abriu para ele um vasto campo de trabalho em Grajaú-MA e Barra do Corda-MA, sendo valorizado e admirado pela sua perícia na arte de marceneiro. Acometido por vários achaques da idade já avançada, os superiores o enviaram ao Seminário Seráfico de Messejana onde edificou os seminaristas com sua figura austera e ao mesmo tempo bondosa.

Faleceu aos 85 anos de idade.

 

 

FREI NATAL PINHEIRO (José Alves Pinheiro)

05/04/1923
29/02/1992

Com apenas 15 anos de idade foi enviado para o Seminário Seráfico de Messejana. Completados os estudos elementares subiu a serra de Guaramiranga para fazer o santo noviciado e emitir os primeiros votos no dia 11 de fevereiro de 1946.

Em seguida foi transferido para Parnaíba-PI para os estudos filosóficos e teológicos. Logo após sua ordenação em Parnaíba, no dia 24 de dezembro de 1952, foi enviado à sua terra natal Carolina-MA como desobrigante. Com fervor, constância e paciência perseverou nas labutas e nos sofrimentos até 1958, quando foi transferido para Porto Franco-MA. Nesse lugar, além de dedicar-se ao trabalho pastoral, atendia o povo também no “Ambulatório São Francisco de Assis” onde antes de sua chegada havia só distribuição de remédios, mas não havia consultas ou curativos. A afluência foi tão grande que foi preciso estabelecer um horário para o atendimento. Esta experiência marcou muito a sua vida, tanto que sentia alegria em colocar em prática sua experiência médica.

No mês de fevereiro, em vista do futuro desmembramento da Custódia, Frei Natal deixou o Maranhão com destino a Sobral-CE, na recém-aceita residência perto do Santuário de São Francisco. Em abril de 1965 assumiu a função de guardião da casa do noviciado em Guaramiranga, onde permaneceu até 1978 exercendo também a função de pároco e Diretor do Colégio Júlio Holanda por ele fundado. Εm seguida por sete anos foi guardião da fraternidade de Sobral e nos últimos três anos guardião superior do convento do Sagrado Coração de Jesus em Fortaleza-CE.

Absorveu dos velhos missionários com os quais conviveu o amor à Ordem e a fidelidade aos compromissos tanto religiosos como apostólicos.

Acolheu a irmã morte, que veio ao seu encontro, com a dignidade e com a consciência do servo fiel que vai receber a recompensa pelo perseverante serviço prestado ao seu Senhor.

Faleceu aos 69 anos de idade.

 

 

Veja Mais